O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Pedro II vem desenvolvendo uma série de atividades voltadas para os seus usuários. As ações têm como objetivo ampliar a integração família-usuário e instituição-família, promovendo assim a inserção social dos pacientes.
Atualmente 1.300 pessoas estão cadastradas e são usuárias dos serviços oferecidos pelo CAPS de Pedro II, sendo que grande parte destas pessoas frequenta constantemente a instituição. Outros 25 são atendidos na condição de internos, permanecendo o dia inteiro no centro e retornando à noite para suas residências. Para os internos, além do atendimento prestado por multiprofissionais, ainda é disponibilizado transporte para o deslocamento e refeições.
A equipe de profissionais do CAPS é composta por médico especialista em saúde mental, médico psiquiatra, assistente social, terapeuta ocupacional, psicóloga, pedagoga, enfermeira, artesã, dentre outros. O serviço é coordenado pelo enfermeiro Tiago Henrique.
Mensalmente a equipe do CAPS realiza assembleias com a participação de familiares dos usuários. Os encontros objetivam estreitar o relacionamento dos profissionais com as famílias dos usuários. A última assembleia aconteceu no dia 27 de março.
O Centro de Atenção Psicossocial é referência no atendimento a pessoas com sofrimento psíquico e objetiva a ressocialização desses cidadãos e cidadãs.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Foto: Ednardo Pinto