A Prefeita de Pedro II Dra. Neuma Café em entrevista coletiva concedida em seu gabinete quarta feira (10), pela manhã, disse que a Prefeitura de Pedro II está falida e com inchaço grande na folha de pagamento devido o número de funcionários comissionados e contratados ser maior do que a necessidade no momento, o que inviabiliza a administração.
Foram herdadas da administração passada, muitas dívidas da Prefeitura de Pedro II com órgãos públicos tanto a nível federal como estadual, onde a gestora está sendo chamada por essas instituições para negociá-las por meio de parcelamentos. Uma das dívidas citada pela Prefeita Dra. Neuma Café foi com a Previdência Própria criada em Pedro II recentemente na administração passada que soma aproximadamente 1 Milhão; com a Eletrobrás 2 Milhões, referente aos anos de 2007 a 2012. Também foram citadas outras dívidas com seus respectivos valores da prefeitura com outros órgãos.
Dra. Neuma Café criticou o tratamento dado à educação municipal na gestão passada, onde faltou uma melhor qualificação dos professores, melhoramento e estruturação nas escolas que estão sucateadas. Como exemplo dessa falta de prioridade e melhor tratamento a prefeita citou o baixo índice do IDEB que foi de 2.2.
Na coletiva foi citado também a necessidade de ser implantado com urgência o ponto eletrônico, o que irá monitorar a frequência do profissional no seu posto de trabalho, o que permitirá a presença dele dentro do horário de expediente o que atualmente em alguns setores deixa muito a desejar.
Com relação o hospital Josefina Getirana Neta foi dito pela entrevistada, que o hospital está perdendo consideravelmente o número de mulheres que pariam chegando a 180 partos mensais em Pedro II, o que hoje é inferior a 40 partos somados com o outro hospital Santa Cruz.
Os PSFs, na sua maioria funcionam de forma inadequada, em prédios alugados, em péssimas condições e sem estrutura necessária.
Com relação às Endemias, Pedro II segundo a prefeita está sendo uma das cidades do Piauí com maior índice de doenças endêmicas, como Dengue, Chagas, Leishmaniose, Hepatite, Tuberculose, etc. o que não é aceitável para uma cidade do poste de Pedro II.
Dra. Neuma Café, disse ainda que as duas áreas mais críticas é a educação e saúde, porque são essenciais, mais que as providências estão sendo tomadas para normalizar.
Outra preocupação da atual administração é com o transito de Pedro II que já é conhecido por não ser disciplinado, com isso aumenta consideravelmente o número de acidentes com sequelados ou vítimas fatais.
Na entrevista foi dito da preocupação com a juventude que pela falta de políticas públicas está contribuindo para o aumento de doenças da alma ou dependência químicas.
Através de um breve levantamento foi constatado que a folha de pessoal consta no momento com 1033 funcionários concursados sendo 80 % desse total estando na educação e o restante na saúde, os demais servidores estão na condição de Portaria ou contratos.
A viagem realizada recentemente a Brasília, a Prefeita Dra. Neuma Café falou que um dos motivos foi não deixar que acontecesse a devolução de vários recursos para a construção de obras, que passou do prazo de excussão e conclusão dessas obras, mesmo o dinheiro estando à disposição em caixa como o da Cozinha Comunitária no valor de R$ 350 Mil de 2009, com prazo de conclusão em 2012, no Ministério das Cidades R$ 700 Mil para construção de casas populares, também já com prazo vencido, sem falar nas creches, quadras e a Praça da Juventude, obras inacabadas por não terem obedecidos os critérios conforme a lei.
Dra. Neuma Café, também anunciou que baixará um Decreto demitindo muitos servidores que estavam na condição de Portaria ou contratado devido o excesso de pessoas sem necessidade, onde o valor gasto com o pagamento de pessoal está inviabilizando a sua administração a cumprir com outros compromissos, como as dívidas que foram e estão sendo parceladas.
Confirmou para o final do mês de maio será realizado um Teste Seletivo que atenderá uma forma emergencial de contratação conforme necessidade do quadro funcional e um Concurso Público que irá atender todas as áreas para o início do próximo ano.