A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Programa Laços de Amor, realizou mais uma palestra de orientação às gestantes inscritas no programa.
O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira (27) e teve o CRAS 2, como responsável de organizar e mobilizar as gestantes para essa palestra, cujo tema foi “Parto e Pós-Parto” e teve como palestrante a enfermeira Karen Gonçalves, que explanou os tipos de partos e que o profissional médico é o responsável pela a indicação do tipo a ser feito na mulher, baseado no acompanhamento gestacional por meio do pré-natal com as consultas e os exames realizados conforme as necessidades.
O encontro das gestantes contou com a participação de 87 gestantes, onde as mesmas puderam receber todas as orientações necessárias e esclarecer as dúvidas com a palestrante sobre o tema.
Para Karen Gonçalves, abordou que o parto mais recomendado é o normal e que muitas mulheres não querem por sentir as contrações o que é normal no parto normal. Por outro lado, explicou que a parturiente, no parto normal se recupero logo e é dispensável ter uma pessoa com ela para ajudar na amamentação como requer a cesariana, como repouso, não fazer esforço algum para não prejudicar os pontos, etc.. “Nessa palestra abordamos e conscientizamos as mesmas que o tipo de parto não é uma coisa por desejo ou indicação da própria mulher e sim por indicação médica, visando todas as condições para a mãe e o recém-nascido. O pós parto, também temos que observar algumas coisas que podem e as que não podem, principalmente a mulher deve ter toda regalia nos trinta dias após o parto, o que é chamado de resguardo”. Disse, Karen Gonçalves.
A coordenadora do Programa Laços de Amor, Margarida Gomes, explicou que o programa Laços de Amor, realiza um trabalho, completo em prol das gestantes. “A cada mês temos as palestras, consultas, exames, acompanhamento com a ginecologista obstetra e o enxoval. Disse, dona Margarida Gomes.