Em cerimônia bastante prestigiada, realizada nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), entregou às famílias do bairro Santa Fé - um dos mais populosos do município - a sede própria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Com uma estrutura física padrão Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o novo prédio custou cerca de R$ 350.000,00, incluindo a construção e os equipamentos, e passará a atender mais de três mil famílias referenciadas que apresentam algum tipo de vulnerabilidade social em função da pobreza ou de outros fatores de risco e exclusão social.
Para a prefeita Neuma Café, o CRAS é a porta de entrada para todos os serviços promovidos pela Assistência Social. "As famílias que passam por problemas de desagregação familiar e necessitam de algum auxílio ou de algum serviço vinculado à Assistência Social, agora, contarão com esse serviço de forma mais ampla e serão atendidas por uma equipe de profissionais habilitada para atender toda a demanda", disse.
A secretária Lurdinha Alves ressaltou o empenho do município em garantir melhores condições de trabalho para a equipe de profissionais que atua no CRAS. "Destacamos o empenho da nossa prefeita em buscar recursos e firmar parcerias que promovam melhor comodidade e condições de trabalho aos profissionais que atuam no CRAS afim de garantir atendimento às famílias referenciadas", destacou.
O CRAS é um serviço de convergência das diferentes políticas que integram o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), com acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família, dos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e os serviços de convivência de idosos, jovens, crianças e gestantes com ações de segurança alimentar.
Por atuar dentro dos padrões exigidos pelo MDS, a Semas passou a ser referência no Piauí por todos os serviços que desenvolve no município, recebendo nota máxima na avaliação ministério, passando, portanto, para um outro patamar de assistência social, o que significa a garantia de mais recursos para a permanência e ampliação de programas de assistência social.
A sede do CRAS, que fica localizada no bairro Santa Fé, leva o nome da senhora Lucivanda de Oliveira Vitória, que é auxiliar de enfermagem aposentada e que atuou no antigo Posto de Saúde, hoje Hospital Josefina Getirana Netta. A homenageada e seus familiares compareceram ao evento de inauguração.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Beto Barros e Ednardo Pinto