Centro de Formação Mandacaru, representado pelos seus integrantes: Rosinha, Neto e Valmir Soares, realizaou hoje dia 15, um fórum de discursão com representantes das comunidades de: Olho Dágua dos Paulinos, Cabral, Pedra Grande, Chapadinha, Lajedo e Alto Alegre.
A reunião aconteceu no colégio da comunidade de Olho Dágua dos Paulinos, município de Pedro II onde os moradores e representantes destas comunidades rurais discutiram e elegeu as principais prioridades, baseado nos problemas que os moradores vêm sofrendo.
Um dos principais problemas que os moradores destas comunidades enfrentam é a falta de água potável para o consumo, onde a situação é mais grave no período do verão.
Segundo José Pinheiro, o Mandacaru está disposto a lutar com a comunidade na conquista da solução desses problemas, inclusive ele disse que já está certa a perfuração de um poço tubular na comunidade Chapadinha, beneficiando 16 famílias, que será equipado e se a vazão do poço for suficiente para abastecer a comunidade Olho Dágua dos Paulinos, através de canalização, será feito.
Além desse poço que será perfurado na comunidade Chapadinha, outras comunidades que tem dificuldade de água será beneficiada, como a comunidade Lajedo, que também receberá um poço tubular completamente equipado. Esse projeto tem a parceria da prefeitura de Pedro II, Mandacaru, DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e do deputado federal Osmar Júnior, que está alocando recurso para equipação desses poços.
Na mesma reunião, foi anunciada a construção de cisternas para todas as residências da região, que não possuem água canalizada, onde a comissão estará fazendo o cadastramento dessas residências na próxima quinta feira dia 19 na comunidade Olho Dágua dos Paulinos. A oficialização da construção das cisternas foi feita pelo Pinheiro, coordenador do programa P1MC (programa um milhão de cisternas) e pelo João Paulo do Nascimento, membro da comissão das cisternas.
José Pinheiro, também falou da importância da união e organização das comunidades na conquista dos benefícios, porque se tornam mais fortes. Ele também defendeu o interesse de trabalhar de forma harmônica com a Obra Kolping, que é representada pelo Raimundo João, coordenador estadual da instituição hoje e a vereadora e presidente da câmara municipal de Pedro II Maria Claudina, que também esteve presente do encontro, por fazer parte um grupo de ação e que tem interesse no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, onde muitas comunidades já foram beneficiadas com projetos de seus interesses.
Através da vereadora Claudina, recentemente a prefeitura de Pedro II perfurou um poço tubular na comunidade Cabral e através da Obra Kolping, será perfurado um poço tubular na comunidade Alto Alegre. O poço da comunidade Cabral que já foi perfurado e do Alto Alegre, a vereadora Claudina, prometeu que serão também equipados em breve.