A Prefeitura Municipal de Pedro II por intermédio das Secretarias de Educação – SEMED e Secretaria de Saúde - SMS, por meio do Programa Saúde na Escola, seguem realizando palestras tendo como principal tema, a Alimentação Saudável para as crianças, a ação já aconteceu em várias escolas da rede municipal de Ensino.
As palestras são realizadas com o objetivo de mostrar para as crianças da educação infantil e do Ensino Fundamental I, que é do 1º ao 5º ano, ou seja, estudantes de 02 a 10 anos, a importância da alimentação saudável, como preparar os alimentos, quais os alimentos que devem ser evitados, os que precisam ser colocados na rotina alimentar e ser levados para as casas no dia a dia e especialmente os que devem ser consumidos na merenda escolar.
Um dos pontos importantes das palestras é a discussão sobre o desperdício de alimentos e como fazer para evitá-lo, pois enquanto se desperdiça, se deixa de consumir o que é importante para a manutenção da saúde. Os alunos também estão tendo a oportunidade de receber informações sobre os hábitos de higiene pessoal e alimentar.
Durante a palestra e apresentação, as palestrantes interagem com os alunos e eles participam e a dinâmica enriquece ainda mais os conhecimentos. Algumas crianças não têm o hábito de consumir alimentos saudáveis em casa e é aí que entra a escola com a educação mostrando como essa prática pode evitar algumas patologias, como: colesterol elevado, hipertensão, desnutrição e até mesmo a obesidade, que hoje apresenta um índice alto no Brasil.
Carla Barbosa disse que o trabalho realizado com as crianças nas escolas levam importantes informações sobre a alimentação da forma correta. “Estamos realizando diversas atividades nas escolas municipais com o Programa Saúde na Escola, essas ações trazem importantes informações para os alunos e o tema sobre alimentação saudável ele é atrativo, chama de fato a atenção dos alunos, estamos mostrando para as crianças a importância da alimentação saudável e hábitos alimentares e de higienização, ou seja, esse nosso trabalho só tem o intuito de orientar e ajudar no que for preciso”, comenta.