A Prefeitura Municipal de Pedro II através da Secretaria de Infraestrutura está atuando no melhoramento da trafegabilidade de alguns trechos de estradas para facilitar o deslocamento da população que reside nessas comunidades e que precisa se deslocar a Pedro II a outras comunidades ou municípios.
Na própria comunidade Lapa, foram recuperados 2,5 km de vias de acesso e feito o empiçarramento até o cemitério da comunidade, que era um sonho secular. Seguindo o cronograma de recuperação, o melhoramento seguiu para a estrada que liga as comunidades Lapa e Esperança, com 7 km de estrada recuperada. Na mesma região foi construído 4 km de estrada ligando as comunidades Esperança e Olho D’água da Onça, 600 Mt de estrada ligando Esperança ao Assentamento Esperança e 1 km de estrada ligando as comunidades Esperança e Pai Antônio.
Depois os maquinários foram deslocados para atender as comunidades São Miguel e Vale do São Francisco, pela precariedade da estrada, com o empiçarramento 1,5 km dentro da comunidade até o Vale do São Francisco e 4 km de estrada ligando a Vale a comunidade Esperança.
São Luiz de Baixo, que no período das chuvas a estrada ficava intrafegável toda esburacada e no verão muito atoleiro, também uma promessa antiga que se transformou em realidade, com o empiçarramento de 5 km de estrada ligando a PI 216, que além de facilitar o acesso encurtou distância e tempo também.
O município também atendeu à solicitação dos moradores da região das comunidades São Francisco, Pilões, Noliza, outras e melhorou o acesso da estrada entre a PI 216 a extrema com o município de Domingos Mourão, totalizando 22 km de estrada.
Agora os maquinários voltaram para concluir o trecho de 18 km de estrada da Lapa, onde estão recuperando de a Esperança até ligar a PI 216, beneficiando muitas comunidades por ser uma estrada muito utilizada até por pessoas que moram nas comunidades rurais do Ceará, como Pitombeira, Arraial e outras.
Para o prefeito Alvimar Martins a recuperação dessas estradas é necessária anualmente pela localização do município está em uma região muito íngreme, numa região de morros. Por outro lado, também é preciso ter quantidade de recurso para manter essas despesas que é tirado do próprio FPM, porque não tem verba destinada para essas manutenções, por isso que o trabalho é realizado conforme as condições que a prefeitura tem. Mais estamos trabalhando e procurando atender as reivindicações das comunidades. “Dentro das condições da prefeitura vamos atender e recuperar todos os trechos de estradas do nosso município”. Pontuou Alvimar Martins.