A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou o peixamento nos açudes Lagoa do Sucuruju, Pereirão, Ladeira dos Canen, Olho D’água do Meio. O procedimento é realizado anualmente em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e visa repovoar os açudes com espécies nativas da região.
Aproximadamente 7.500 alevinos das espécies tambaqui e tilápia foram recebidos, nesta terça-feira (23), no setor de Piscicultura do DNOCS, no açude Caldeirão, em Piripiri. Com a colaboração do órgão, o município se encarrega de fornecer a embalagem e o oxigênio dos peixes. A ação foi acompanhada pelo vereador Fabiano Oliveira.
Para o coordenador do setor de Piscicultura do DNOCS, Francisco Eduardo Carvalho, não só o Piauí é beneficiado com a parceria, mas também os estados vizinhos. “O abastecimento de alevinos envolve parte do Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia e Pernambuco. A nossa produção já chegou a R$ 9 milhões por ano. A nossa piscicultura produz alevinos das espécies tilápia, tambaqui, comum e revestido, carpa e curimatá. Temos também o piau e o pirarucu já adultos que foram adquiridos para testes de reprodução”, destaca.
A Secretária Municipal de Agricultura, Cleidiane Mesquita, considera esta uma iniciativa importante para o município. “Tivemos uma grande demanda, e, dentro das nossas possibilidades, conseguimos essa quantidade de peixes. Nossa parceria com o DNOCS promove todos os anos um grande abastecimento dos nossos mananciais” ressalta.