Pedro II/PI

Programa de formação continuada será lançado quarta feira


Atualizado em

Os diretores e coordenadores das escolas da Rede Municipal de Pedro II vão participar do Programa de Formação Continuada “A Escola na Direção Certa”.  O objetivo é promover a troca de experiências, identificar as dificuldades vivenciadas no âmbito escolar e buscar alternativas voltadas para a melhoria do ensino. O lançamento do programa será na próxima quarta-feira (25), na Escola Municipal Monsenhor Lotário Webber, a partir das 19 horas. O primeiro encontro acontece na quinta-feira (26), na mesma escola.

Os encontros acontecem uma vez por mês até dezembro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A formação será dividida em módulos. O primeiro módulo, de 24 horas/aula, vai tratar da legislação educacional brasileira, além de outros temas, como gestão escolar democrática e liderança educacional.

Programa de formação continuada será lançado quarta feira  - Imagem 1

Para garantir a qualidade e a socialização do programa, todos os cursistas receberão a formação no mesmo dia. Serão seis encontros de 12h e o seminário final de 8h, totalizando 80 horas/aula. Ao final, todos os participantes serão certificados.

“Um dos primeiros passos na busca da melhoria da qualidade da educação é investir na formação dos diretores e coordenadores escolares, já que eles são os principais responsáveis pelo andamento da escola. Essa formação é muito importante, tanto para os gestores mais experientes, quanto para os que estão assumindo agora o cargo. Pesquisas realizadas no campo da educação revelem que as escolas com melhor desempenho são aquelas em que as redes promovem encontros periódicos entre suas equipes”, afirma a secretária municipal de Educação, Kelcylene Oliveira.

A Prefeitura de Pedro II, através da SEMED, vai instituir a partir de 2019 o Prêmio Incentivo Educacional. “Com os resultados da Prova Brasil, queremos reconhecer os esforços dos gestores e premiar aqueles cujas escolas apresentaram um melhor crescimento no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, completa a secretária.

O programa de formação está previsto na lei do piso salarial e atende a uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

FONTE: SEMCOM 

NOTÍCIAS PIAUÍ