Na audiência foi discutido o desperdício de água; perfuração irregular de poços artesianos e a revitalização do Rio Guaribas
Postado:Leila Fernanda
Com o objetivo de discutir a utilização e o desperdício dos recursos hídricos do município de Picos, foi realizada nesta quarta feira (26), uma audiência pública para debater com as autoridades e a população sobre os temas relacionados em alusão ao Dia Mundial da Água, ocorrido no último dia 22.
A audiência pública aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Picos, que lotou com a presença de alunos, professores e diretores das escolas públicas do município, como também representantes de entidades e a sociedade em geral.
Os temas mais discutidos na audiência foram: Desperdício de água; perfuração irregular de poços artesianos e a revitalização do Rio Guaribas.
O requerimento solicitando a audiência pública foi feito pelos membros da Comissão de Saúde, os vereadores Simão Carvalho (PMDB); Valdívia Santos (PSB) e Maté (PSL). No entanto, apenas, o vereador Simão Carvalho compareceu a audiência.
Segundo Simão, foi uma das melhores audiências públicas que já foi realizada na Câmara Municipal. ?Falamos muito do desperdício de água. A nossa preocupação é essa. O que nós queremos que o povo de Picos tente fazer o máximo para não desperdiçar água?, alerta o vereador.
Foto:Romário Mendes
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Glauber Silva, da revitalização do Rio Guaribas, como também o desperdício de água no município e baixa do lençol freático na cidade.
Na oportunidade, o secretário apresentou aos presentes um projeto intitulado de ?Rio Guaribas Vivo?, que visa revitalizar o Rio Guaribas.
Foto:Romário Mendes
O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, também participou da audiência e parabenizou a Câmara Municipal pela audiência. ?Estamos aqui discutir os problemas, buscar as soluções e, sobretudo, alertar a população sobre o desperdício da água?, conta.
Foto:Romário Mendes
Na ocasião, a população denunciou o desperdício de água, principalmente em relação à Agespisa. Os poços artesianos perfurados de forma irregulares também foram alvo de denuncias feito pelos presentes à audiência.
Presentes
Além de Danton Macambira, Glauber e Simão Carvalho, participaram também da audiência os vereadores Edilson Carvalho (PTB) e Wellington Dantas (PT); o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz; a secretária de Planejamento, Oneide Rocha e o secretário de Agricultura, Manoel Vieira.
Fonte:Romário Mendes