O programa Mais Médicos, lançado nesta semana pelo governo federal, prevê, além do aumento no número de profissionais, diversas melhorias voltadas à infraestrutura em saúde. Ao todo, serão R$ 15 bilhões até 2014 que vão ser utilizados na construção, reforma e ampliação de hospitais e unidades de saúde, sendo R$ 2 bilhões para 14 hospitais universitários. Para o presidente da Comissão dos Hospitais Universitários da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Natalino Salgado Filho, os recursos previstos no Mais Médicos vão dar mais qualidade ao atendimento oferecido nessas unidades.
O anúncio de mais recursos para hospitais universitários foi feito nesta semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na ocasião do lançamento do programa Mais Médicos para o Brasil.
Os hospitais universitários são vinculados às instituições de ensino superior do Ministério da Educação, responsável pelo pagamento dos profissionais concursados. Já o Ministério da Saúde repassa recursos para o custeio dos serviços prestados à população nas unidades.