Na manhã de hoje, o Secretário de saúde do município de Pio IX, Jônatas Leite, falou pela primeira vez com a imprensa e revelou graves irregularidades que encontrou ao assumir a pasta.
"Os desmandos vão do prédio totalmente deteriorado aos veículos que todos, encontravam-se sem condições para o uso"-Exclama o secretário.
Usuários da farmácia básica que na sua maioria são hipertensos e diabéticos estavam sem seus remédios rotineiros, e as famílias piononenses sem o devido planejamento familiar por falta de acompanhamento das equipes de saúde e de anticoncepcionais.
Entretanto, a zona rural foi que mais sofreu durante esse período, de acordo com o secretário, os postos de saúde estavam todos em situação precária e não apropriada para o funcionamento.
A Sala de vacina, estava totalmente inadequada conforme as normas do ministério da saúde.
Antes do blog "PIO IX", o gestor fez representações junto a policia federal e ministério público onde apenas a pf protocolou a denuncia.
Ao falar da frota de veículos, o secretário convida a equipe a fotografar o que restou de um fiat uno, de um gol, uma montana ambulância e do reboque que continha o motor gerador da unidade móvel de saúde, onde a atual gestão recebeu apenas o boletim de ocorrência, informando que o mesmo havia sido furtado, dias depois das eleições de outubro.
Exitem documentos, que comprovam a existência de uma ambulância parati, onde não foi informado o paradeiro da mesma.
Em péssimo estado de conservação estava também o matadouro público municipal, onde não era realizado nenhum tipo de higienização adequada, causando odor insuportável no local.
Hoje, o secretário informou que em 30 dias 2 dos carros que não funcionavam já estão em perfeito funcionamento e os consultórios odontológicos todos revisados e prontos para o uso após o carnaval,
a farmácia básica está abastecida e as equipes de psf encaminhadas todos os dias ao interior.