O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) protestou na manhã desta quarta, dia 13, contra a inoperância e falta de uma política pública por parte do Governo do Estado voltada para a atração e consolidação de grandes investimentos privados no Piauí. O parlamentar apontou que essa ausência de articulação está evidenciada com a suspensão, por tempo indeterminado, da instalação da fábrica da Suzano Papel e Celulose no Estado.
?O Piauí não tem uma política pública de atração de investimentos. O Governo não tem se articulado o suficiente para ter credibilidade no mercado, voz e vez perante os grandes investidores. O Piauí ficou com o chapéu na mão nesse caso da Suzano, ficou a ver navios. O Governo se limita a pagar contracheque no final do mês, sendo totalmente inoperante no quesito geração de emprego e renda. Apesar da gestão estadual ter um discurso voltado para o desenvolvimento, na prática se sabe que o Governo vive a base de empréstimos autorizados pela Assembleia Legislativa?, disse Marden.
O parlamentar ressaltou ainda que a instalação da Suzano no Piauí mostrou ser apenas uma moeda de troca dos políticos para o período eleitoral. ?Era dito que a vinda da fábrica havia sido conquistada pelo trabalho e articulação do Governo do Estado. Mas hoje está claro que tudo não passou de um engodo usado em período de eleição. Ao longo dos anos, não se tem conhecimento de investimento relevante, limpo e sustentável trazido por qualquer articulação do Governo?, destacou Marden.
Para o deputado, o Piauí perdeu a Suzano para o Maranhão. A empresa está instalando uma fábrica no município de Imperatriz com investimentos de R$ 6,2 bilhões, o que desqualifica a alegação de que a saída do Piauí se deve a dificuldades financeiras por parte da Suzano. ?O Piauí na verdade perdeu a Suzano para o Maranhão. A empresa vai inaugurar uma fábrica em Imperatriz, investindo bilhões de reais no município. Mais uma prova da falta de políticas públicas de geração de emprego e atração de investimentos, setores inoperantes do Governo do Estado?, ressaltou Marden.
O parlamentar finalizou lembrando que a desistência da Suzano de se instalar no Piauí prejudica diversos empresários locais que compraram terras, plantaram eucalipto e investiram acreditando na palavra do Governo do Estado.