Em se tratando de OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas o Piauí tem sido tema de reportagens a nível nacional, graças aos destaques de seus alunos, em especial da cidade de Cocal dos Alves no Norte do Estado.
Neste ano de 2017 o estado bateu seu record com 99 medalhas sendo 14 de ouro (dessas, 8 na cidade de Cocal dos Alves), 24 medalhas de prata e 61 de bronze.
Em Redenção do Gurguéia a Unidade Escolar Petrônio Portela da rede estadual conseguiu através da aluna do 7º Ano, ELIZABETE RIBEIRO LEITE DA SILVA, mensão honrosa pela boa colocação na Olimpíada no nível 1, para alunos do 6º e 7º ano..
Este resultado pode ser fruto do intenso trabalho de incentivo a pesquisa, projetos diversos e, claro, o empenho da direção e corpo docente, dos quais, muitos têm sido veiculados nesta coluna como a culminância de um projeto de 6 meses realizada no último dia 05 de dezembro. .
Acima de tudo, este resultado pode ser o começo da reversão de um quadro que tem envergonhado a cidade. Também em 2017, o resultado do IDEB - Índice da Educação Básica Brasileira apontou Redenção do Gurguéia como um dos 10 piores índices do estado.