Campeonato municipal 2013 começou com empate entre os dois clubes de maior ascensão nos últimos tempos. Palestina enfrentou o Estrela diante de muitos torcedores de ambas as equipes.
Havia uma grande expectativa quanto ao início do campeonato que geralmente começa em março, no entanto o Secretário de Esporte, Arcilon Filho justificou o atraso explicando a necessidade de reestruturar toda infra-estrutura seja do campo, regulamento, times, material etc.
Quanto ao campo foi feito uma terraplanagem, marcação consistente, aquisição de redes entre outras, a dinâmica das partidas foi incrementada com a utilização do 4º árbitro, o delegado do jogo que tem autoridade de árbitro principalmente na organização da partida extra-campo. Os times com dificuldades financeiras (Cruz Azul do Poço e Vila Real do Santo Antonio) também foram subsidiados pela secretaria com doação de equipes (camisa, short e meias) e bolas.
No regulamento também houve mudanças, agora não haverá mais uma liga esportiva e sim um Tribunal de Justiça Desportiva que será comando (voluntariamente) pelo advogado Marcos Filho.
Em relação a premiação houve um aumento de 100% passando de R$ 2.000,00 da última edição para R$ 4.000,00 ao campeão, além de troféus e medalhas e prêmio para várias categorias como goleiro menos vazado, artilheiro, revelação e outros.
Ainda foi estabelecido a participação de uma garota (musa) para cada time que também terá premiação.
A partida:
Na estréia Palestina empatou em 1x1 com o Estrela. O jogo foi bem disputado com o Palestina melhor em campo com um bom volume de jogo, envolvendo o Estrela que se apresentou apático sem articulação entre o meio campo e ataque. O Palestina abriu o marcador com Denilson de cabeça aos 40 minutos da primeira etapa. Ao longo da partida esteve mais perto de ampliar o marcador do que sofrer o empate. Em meados da segunda etapa o técnico Neurim do Estrela fez algumas modificações colocando os garotos Bob e Marcos Vinícius que deram outro ânimo a partida. Marcos Vinícius empatou nos 42 minutos e por pouco o Estrela não virou nos acréscimos com uma cobrança de falta que obrigou ao goleiro Zenga fazer excelente defesa na única vez que foi acionado (além do gol).