No acompanhamento do Plano Brasil sem Miséria, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) utiliza os dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Ele provê dados individualizados, atualizados no máximo a cada dois anos, permitindo saber quem são, onde moram, o perfil de cada um dos membros das famílias e as características dos seus domicílios.
De acordo com os registros de dezembro de 2012 do Cadastro Único e com a folha de pagamentos de janeiro de 2013 do Programa Bolsa Família, Redenção conta com 2.216 famílias registradas do Cadastro Único e 1.410 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Isso representa 67,22% da população.
O município apresenta uma cobertura cadastral que supera as estimativas oficiais, de maneira que a gestão municipal do Cadastro Único deve concentrar esforços na qualificação das informações registradas e na atualização dos dados familiares. Com isso o município poderá abrir espaço para inserir no Bolsa Família as famílias em extrema pobreza já cadastrada e que ainda não recebeu os benefícios.
De junho de 2011 a novembro de 2012, o município inscreveu no Cadastro Único e incluiu no Programa Bolsa Família 6 famílias em situação de extrema pobreza.
Ações para 2013
Saúde ? Estão confirmadas obras de ampliação para 4 Unidades Básicas de Saúde já existentes no município financiadas pelo Ministério da Saúde.
Educação ? Até dezembro de 2012, o município contava com adesão de 3 escolas ao Programa Mais Educação, para oferecer educação integral aos alunos do Ensino Fundamental. Dentre essas escolas, 1 tem mais da metade dos seus alunos no Programa Bolsa Família.
Para 2013, o município pode ampliar a oferta de educação integral para mais 6 escolas do ensino fundamental. O município não registrou informações sobre o atendimento de crianças do Bolsa Família em creches em 2012 e por isso deixou de receber os recursos da Ação Brasil Carinhoso para creches.
Inclusão Produtiva
Para 2013 foi pactuada a oferta de 15 vagas do Pronatec Brasil Sem Miséria no município.
Água Para Todos
De janeiro de 2011 a dezembro de 2012, foram entregues 29 cisternas de armazenamento de água para consumo.
A demanda identificada no meio rural do município, conforme informações do Cadastro Único, é de 89 famílias sem aceso a água.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome