A Copa Cidade de Redenção do Gurguéia, campeonato organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, teve sua final neste sábado dia 04 de junho.
Este evento deveria ter sido realizado deste agosto do ano passado, quando a Prefeitura, através da Secretaria de Esporte marcou a final para o período de festejo da cidade. No entanto, provocado por denuncias principalmente de vereadores de oposição e Sindicato dos Trabalhadores em Educação, o Ministério Público recomendou a suspensão destes eventos.
Uma nova data fora marcada para dezembro, momento de festa alusiva ao aniversário de emancipação política da cidade a ser comemorado em três dias com desfile cívico, oficinas culturais, inaugurações de obras e shows em praça pública. Nesta oportunidade, mais uma vez devido a denuncias de vereadores, o Ministério Público pediu o afastamento do Prefeito, sendo acatado pelo magistrado e interrompido todo evento, visto que o Prefeito Interino José Carlos não deu continuidade aos projetos em andamento.
Em segunda instância o Prefeito Delano Parente conseguiu retornar ao cargo e após algumas providências e reorganização administrativa, estabeleceu para início de junho a final deste campeonato.
Os finalistas:
Nas semifinais ficaram Furacão, Vila Real, Juventus e Estrala. Classificaram para a grande final Estrela x Juventus.
Desistência do Estrela
Alegando desfalque do seu elenco, o Estrela assinou um termo de desistência, abdicando de jogar a final e reconhecendo o Juventus como campeão do campeonato no chamado WO.
Para que houvesse total isonomia e justiça com os atletas, o Secretário de Esporte Júlio Barreto juntamente com o auxiliar Rone Ribeiro e comissões técnicas dos clubes, decidiram realizar uma partida entre Furacão e Vila Real, saindo daí o vice-campeão.
Assim ocorreu, às 14:30h deu início a partida entre Furacão e Vila Real com tempos reduzidos de 35 minutos a cada tempo.
As partidas:
O Furacão foi implacável e venceu o Vila Real pelo placar de 3x0 com dois gols de João Zeti e um de Antonio Luiz.
Definido o segundo colocado, uma partida simbólica entre Furacão (vice-campeão) e Juventus com duração de 10 minutos em cada tempo foi realizada.
Mais uma vez o Furacão começa arrasador e com gols de Wallas abre 2x0 contra o Juventus que entrou frio no jogo. Sem querer ter sua faixa de campeão carimbada pelo Furacão, o time se reorganizou, foi pra cima e também se aproveitando do cansaço do Furacão começou a reação com um gol de pênalti convertido por Joel, um gol laço de Paulinho pegando de primeira um cruzamento a meia altura no canto do goleiro e, virando o placar com um gol de Marquinho, dando números finais a partida: Juventus 3x2 Furacão.
A premiação
Além de troféus e medalhas, os times receberam uma premiação em dinheiro de R$ 2.500,00 Juventus (campeão) e R$ 1.500,00 Furacão (vice-campeão).
Foram premiados com troféus e dinheiro o artilheiro da competição Alex e o goleiro menos vazado Geilson, ambos do Juventus.