Redenção do Gurguéia/PI

Mais um curso profissionalizante é ministrado em Redenção do Gurguéia. Desta vez na área da Construção Civil

A Prefeitura Municipal tem buscado ao longo destes 11 meses capacitar e profissionalizar pessoas do município para o mercado de trabalho. Vários cursos já foram ministrados como: Silagem e Galinha Caipira pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Curso de Artesanato em EVA, Técnico de Refrigeração pela Secretaria de Assistência Social, Curso de Tratorista, Combate à Incêndios pela Secretaria de Meio Ambiente entre outros. Muitas dessas pessoas inclusive já se encontram atuando no mercado de trabalho da região. A ideia, segundo a administração é tirar o povo do comodismo, da dependência assistencial, levando inclusive a elevação da autoestima, além da preparação da mão de obra destas pessoas para a própria administração pública.

Hoje, o mercado de trabalho aponta como uma das melhores opções (oportunidades), a Construção Civil, onde a cidade de Bom Jesus por exemplo, absorve grande parte da mão de obra da região. Aproveitando essa fase, na manhã desta quinta-feira (28/11), deu início na cidade de Redenção do Gurgueia-PI, o curso de pedreiro, na área da construção civil, um curso que faz parte do Programa ?Mais Viver Qualifica Piauí? do governo do Estado. O curso para o município de Redenção do Gurgueia foi conseguido pela Secretaria de Assistência Social através do Secretário Joaquim Fonseca Santos Filho juntamente com o prefeito Delano Parente.

O Secretário Joaquim Filho, iniciou falando sobre a importância do curso para Redenção do Gurgueia, abordando que a partir do próximo ano de 2014, o município terá muitas obras públicas, como por exemplo, construção de escolas, de quadras esportivas, calçamentos e outros. Disse ainda, que todos os participantes irão se qualificar no decorrer do curso, e certamente estarão aptos a ingressarem neste mercado de trabalho já a partir do próximo ano. O Secretário ainda reforçou, que não apenas em Redenção surgirão oportunidades de trabalho para os concludentes do curso, mas para toda região, inclusive citando cidades que a construção civil é crescente, como Bom Jesus, Curimatá e outras.

O instrutor Roberto de Teresina, que é mestre profissional de obras, fez uma explanação a todos os participantes do curso, sobre os cuidados, e os procedimentos que deverão ser tomados na realização do curso de pedreiro. Pois a empresa que realiza o curso dispõe de toda ferramenta de trabalho, e alertou os cursistas, que todos deverão obedecer ao uso correto e contínuo dos equipamentos como sua segurança pessoal.

O curso funcionará em um caminhão social do Programa Mais Viver Qualifica Piauí do Estado, que se encontra instalado em frente ao Centro Administrativo localizado no Bairro Planaltina. O caminhão dispõe de toda uma estrutura com sala para a realização do curso, e também dispõe de outra sala que acomoda o almoxarifado onde estão todas as ferramenta de trabalho, para a realização das aulas práticas.

São 50 vagas do curso de pedreiro, e mais 10 vagas de reserva, caso haja desistência, ou até três faltas dos participantes, imediatamente serão substituídos pelas vagas de reservas. O Curso será realizado em dois turnos, com duas turmas de 25 alunos. No turno da manhã terá início às 07:30h até às 11:00h, no turno da tarde, as aulas iniciarão às 13:00h às 17:00h

Fonte: WWW.redencaodogurgueia.com

NOTÍCIAS PIAUÍ