A Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social realizou nesta última sexta-feira uma oficina de Hip Hop e Graffiti para adolescentes de baixa renda do município.
O Secretário de Assistência Social Joaquim Fonseca Santos disse que apesar dos 12 cursos profissionalizantes já realizados em Redenção pela Assistência Social neste um ano e meio de administração, estava faltando algo voltado para o público mais jovem, algo de inclusão social através da arte.
Uma parceria da Prefeitura com a CONJUVE – Coordenação Estadual da Juventude foi possível esta realização. Entenda: O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele tinha se inspirado em dois momentos - um estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos e a outra na forma de dançar, que era saltar (hop) com o movimento dos quadris (hip).
Já o Graffiti surgiu como parte do Hip Hop, ou seja, uma arte agregada ao Hip Hop como um quarto elemento.
- O BREAK: representa o corpo através da dança;
- O MC : a consciência, o cérebro;
- O DJ: a alma, essência e raiz;
- O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação...
Com essas informações, jovens e adolescentes de Redenção do Gurguéia participaram desta novidade, aprendendo a se manifestarem com arte e cultura.