Várias Prefeituras de todo o País amanheceram de portas fechadas nesta sexta-feira 11 de abril, trata-se de manifestações de protesto contra a crise financeira que afeta os municípios.
No Piauí, as mobilizações estão a cargo da APPM ? Associação Piauiense dos Municípios, sob a coordenação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Hoje, os prefeitos de todas as cidades filiadas à CNM e às entidades estaduais e microrregionais estão convidados a fechar as portas das prefeituras em sinal de protesto.
Segundo Arinaldo Leal, presidente da Associação Piauiense de Municípios, a maioria das 224 cidades piauienses não vai conseguir fechar as contas este ano. ?A ideia é fechar as prefeituras nesta sexta-feira. Vamos apresentar pra eles números provando que estamos com dificuldades. Nos últimos anos, nós temos muitas obrigações repassadas pelo Governo Federal, mas não temos custeio. Estes equipamentos (máquinas como retroescavadeiras) que estamos recebendo, são ótimos, mas não temos como mantê-los. Além disso, a previdência consome um terço da arrecadação do município?, exemplifica.
Os prefeitos querem pedir que os parlamentares intervenham e façam com que a administração federal desonere a carga previdenciária como fez com empresas privadas, lutem pela divisão dos royalties do pré-sal e tentem modificar a lei de responsabilidade fiscal, permitindo um percentual maior para despesas com pessoal.
Fonte: APPM