?Uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão?. Com essa frase, Luiz Gonzaga há décadas já criticava o assistencialismo no Nordeste. Em um tempo mais remoto já se dizia: Dê o anzol e o ensine a pescar ao invés de dar o peixe. Neste último caso, percebe-se que o progresso de uma pessoa ou sociedade não está em apenas dar o peixe, visto que ao se ensinar a pescar amplia-se os horizontes do indivíduo oportunizando o mesmo a lutar por seus objetivos de maneira mais concreta e objetiva.
Na cidade de Redenção do Gurguéia esse é o mote, a preparação do homem para uma vida livre, autônoma, haja vista a quantidade de cursos profissionalizantes realizados no ano de 2013, algo jamais visto na história do município. A Secretaria de Assistência Social que sempre trabalhou o ?alívio imediato? como forma de manter a dependência e consequentemente o domínio sobre os menos favorecidos, hoje trabalha a independência dessas pessoas, preparando-os para o trabalho livre.
Já neste ano de 2014 a Prefeitura de Redenção por meio da secretaria de Assistência Social conseguiu o curso de "Mecânica de motocicletas". Esse curso foi pactuado e aprovado pelo MEC para o 1º semestre de 2014 através do PRONATEC. Ele vai ofertar 30 vagas para o município e tem uma carga horária de 300 horas. O curso deve começar em 16/06 e terminar em 02/10/2014.
O Secretário Joaquim Fonseca Santos Filho tem buscado incansavelmente junto à órgãos estaduais e federais, os cursos que demandam mão de obra na região. Como exemplo, entre tantos outros, tivemos o Curso de Mecânica Doméstica (aparelhos eletro eletrônicos), Construção Civil (pedreiro) e agora Curso de mecânica de motos, um nicho de mercado cada vez maior em todo país. Quem tem vive como pode, quem sabe, vive como quer.