Programa de Educação a Distância da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), vinculada ao Consórcio formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Piauí (UFPI), com o Apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação.
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL DE REDENÇÃO DO GURGUÉIA
Teve o seu primeiro vestibular realizado em setembro de 2009, para os cursos de Pedagogia e Química, e vendo a necessidade de outro curso para a cidade, realizou-se um novo vestibular em outubro de 2009, para o curso de matemática.
PRÉDIO PRÓPRIO DO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL
Antes mesmo da realização dos vestibulares, o governo já havia começado a construção de um prédio, onde seria instalado o Pólo de Apoio Presencial. O estranho é que foi construído dentro (muro) da Escola de Ensino Médio José Soares que pela demanda que tem já seria insuficiente para a própria escola.
INICIO DAS AULAS NO PÓLO DE APOIO PRESENCIAL
A primeira previsão para o inicio das aulas, era para o mês de outubro de 2009, no entanto não foi possível, pois a obra não havia sido entregue. Foi remarcada uma nova data para o inicio das aulas, mês de março de 2010, e mais uma vez, em função da obra paralisada não foi possível. Outra data foi remarcada para o mês de agosto, de 2010, e mais uma vez não foi possível, em função da obra estar inacabada e paralisada.
No entanto, o Pólo de Apoio Presencial de Redenção do Gurguéia, por uma exigência do Ministério da Educação, sob pena dos vestibulares serem anulados as aulas tiveram início no mês de novembro de 2010, em espaços cedidos por outras escolas do Estado e do Município, inclusive com os laboratórios de Informática.
REINVIDICAÇÕES DOS ALUNOS
Os alunos reclamam do governo do Piauí, porque não cumpriu ainda com a parte, que é a infra-estrutura física do Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta de Redenção do Gurguéia-PI.
Pois estamos estudando, dividindo o espaço, em prédios alheios, e não estamos confortados com essa situação.
Se tivéssemos o nosso próprio espaço, com certeza estaríamos mais confortados, e poderíamos nos fazer presentes a qualquer horário no Pólo de Apoio Presencial, inclusive com grupos de estudo.
Nós alunos da UAPI, até agradecemos essa política de governo, por ter instalado um Pólo da UAPI, em nossa cidade, sem sombra de dúvida, isso é muito bom, porque formará muitos profissionais em diversas áreas, mas, afirmamos que queremos que o governo do Estado do Piauí, agilize logo a conclusão da obra, que até os dias de hoje, encontra-se paralisada.
Informações e texto de: Estudante Gedilson Novaes de Carvalho