A Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí (FUNDESP) com o apoio da Secretária de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) e também com apoio e mobilização da Secretaria Municipal de Educação de Santo Inácio do Piauí, realizou um dia de palestras sobre saúde bucal nesta quarta-feira (6) com alunos das escolas do município. Durante o desenvolvimento do projeto, foi oferecido aos alunos das escolas municipais orientações, sobre os cuidados e higiene bucal.
Para o cirurgião dentista Dr. Campelo Junior, o projeto tem por objetivo orientar as crianças de 6 a 12 anos de idade, mesmo já tendo um pouco de conhecimento sobre o assunto de como cuidar direto da saúde bucal, “Estamos fazendo este trabalho em algumas cidades do Estado do Piauí, levando informação sobre saúde bucal para crianças de 6 a 12 anos ficamos lisonjeados por estar levando estas informações que já sabem alguma coisa, mais complementamos estas informações sobro higiene bucal e sobre alimentações e esta sendo muito prazeroso fazer este trabalho” falou.
O projeto que foi idealizado pelas equipes da (FUNDESP) leva aos municípios piauienses informações que contribui para o crescimento das crianças, “surgiu través de uma iniciativa da FUNDESP, em parceria com a SESAPI e o Governo do Estado do Piauí. Conseguimos recursos para estar executando este trabalho, juntamente com a distribuição de material com muitas informações nas cartilhas, kits de saúde bucal e pra fechar trazemos peça teatral que depois de muitas informações fazem as crianças descontraírem um pouco” disse Dr. Junior.
As cidades selecionadas para receber as equipes foram escolhidas após um levantamento, isto facilitou para as equipes levarem todo este material que foi entregue as crianças, como falou Junior “foi feito um levantamento e a partir das foi pegos cidades que não são bem assistidas por estas equipes que levas estas informações, procuramos uma região, que foi aqui na região de Oeiras, São João do Piauí e Picos e a cidade de Santo Inácio esta entre estas e por fim faremos na Capital.
O projeto tem um tempo determinado, mas ao seu termino poderá ser repetido novamente, segundo Junior, isto vai depender de verbas e do apoio da SESAPI e do Governo do Estado tento este apoio o trabalho será prolongado. Duas equipes estão envolvidas no projeto, e são formados dois cirurgiões dentistas, quatro técnicas auxiliares e a apresentação teatral. Ao final do evento foram distribuídos kits de higiene bucal para todas as crianças.