No dia do aniversário de Oeiras, em 26 de dezembro, a cidade ganhará a primeira Praça da Juventude do estado do Piauí.
Localizada no bairro Canela, a Praça da Juventude será um espaço aberto a toda a comunidade, e tem três objetivos prioritários:
- Garantir à população o acesso gratuito às práticas esportivas;
- Utilizar, sistematicamente, o esporte e o lazer como fatores de melhoria da qualidade de vida e de inclusão social;
- Introduzir, de forma sistemática e regular, o esporte e o lazer na promoção do desenvolvimento humano em todos os segmentos sociais.
A Praça da Juventude que também será a sede da Secretaria Municipal da Juventude tem uma estrutura grandiosa, contando com quadra poliesportiva coberta, pista para salto triplo, pista para salto à distância, pista para caminhadas, quadra de vôlei de praia, área de exercícios e alongamento, campo de futebol society, pista para skate, teatro de arena com palco, centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros, quiosque de alimentação, vestiários/sanitários, arquibancadas, bebedouros, sanitários com acesso para portadores de necessidades especiais, sistema de iluminação, espaço para acesso à internet, como também sistema Wi Fi.
"A Praça da Juventude será um espaço destinado a toda comunidade oeirense de todas as faixas etárias. Um espaço amplo para a prática esportiva e que vai proporcionar aos nossos jovens atividades esportivas, educativas e culturais. Estamos nos preparativos finais para a sua inauguração e também definindo a programação", disse Nestor Júnior, secretário municipal da Juventude.
A Praça da Juventude é um projeto do Ministério do Esportes em parceria com a prefeitura de Oeiras, destinado a comunidades situadas em espaços urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária, que oferecerá um novo gás à população, possibilitando reconhecerem-se como cidadãos de direitos e deveres no exercício legítimo e diário de sua cidadania
Fonte: Da Redação | Edição: Redação Oeiras
Mural da Vila.