A Campanha de Combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue em São João do Arraial, seguiu na manhã desta sexta-feira 14/02, com um grande arrastão pelas principais ruas e avenidas da cidade, recolhendo o lixo das ruas e quintais da cidade.
Dezenas de voluntários principalmente de Igrejas evangélicas, acompanham os agentes de endemias, agentes de saúde e servidores do município, munidos de sacolas plásticas e hipoclorito de sódio. Ao entrar nas casas os agentes entregam o hipoclorito e ensinam como usar e combater as larvas do mosquito da dengue.
Segundo a secretaria de saúde, Vilma Lima, que coordena pessoalmente a operação, 80% dos focos do mosquito da dengue estão justamente nos quintais das residências. Precisamos conscientizar a população para este grave problema. ?A prevenção é a medida mais eficaz no combate ao mosquito, porém, as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de todos?, alerta a secretária.
A operação se dividiu em dois grupos que seguiram pelo lado norte da cidade no Bairro Coheb e outra pelo lado sul nos bairros Sossego e Poço Novo. Ao final da manhã o resultado: Dois caminhões lotados de lixo recolhidos das ruas e quintais e centenas de focos do mosquito eliminados.
Segundo a secretaria Vilma Lima a operação foi um sucesso, mas ainda estão longe de resolver o problema, que é de cada cidadão de São João do Arraial. ?Vamos reunir a equipe para mobilizar mais gente e seguir novamente amanhã pela manhã?, finaliza a secretária.
Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone: 86 3385 1107