A Prefeitura Municipal de São João do Arraial através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma grande campanha de combate ao mosquito transmissor do vírus da dengue. A campanha teve inicio na primeira semana de fevereiro e se estenderá ate a final do mês.
Segundo informações prestadas pela secretária municipal de saúde Vilma Lima, a campanha está atacando em quatro frentes diferentes para combater e eliminar os focos do mosquito transmissor do vírus da dengue.
Fumacê - Borrifação de calda inseticida através do fumacê em ruas e casas para reduzir o risco transmissão pela picada do mosquito da dengue.
Coleta sorológica e Gota Espessa - Coleta de sangue para identificação e possível confirmação dos casos de contaminação. Todos os materiais coletados estão sendo encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública "Dr. Costa Alvarenga" (LACEN) em Teresina.
Coleta de lixo com distribuição de Sacolas - Outra etapa de grande importância é a coleta de lixo que será realizada nesta sexta-feira 14/02, a partir da 8h00, com concentração na sede secretaria de saúde em frente ao Espaço Cultural. A secretaria fornecerá sacolas plásticas para auxiliar na coleta.
A secretária de saúde esclarece ainda, que a coleta é uma ação que envolve várias secretarias municipais como: a de infraestrura e educação e diversos parceiros, como o Centro Cocais, EFA Cocais, Igrejas e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São João do Arraial.
Palestras Educativas nas Escolas Municipais - A campanha também se estende com palestras educativas nas escolas municipais abordando sempre a importância da eliminação do lixo acumulado nos quintais e em recipientes que podem servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
CUIDADOS CONTRA A DENGUE
=> Mantenha caixas d"água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. No use plástico.
=> Lave a caixa d"agua com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez par semana.
=> Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública. Caso precise ficar com os pneus, guarde os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.
=> Se for utilizado como brinquedo, fure o pneu em vários lugares, evitando que a água se acumule dentro dele.
Para denunciar casos de dengue e situações que favoreçam a proliferação de mosquitos, entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone: 86 3385 1107