Filipe Germano é editor chefe do Portal São Miguel Agora e atualmente cursa o 6º período do curso de Licenciatura Plena em História pela FAMEP.
Artigo de Opinião
2016 é um ano bissexto do Século XXI que começou numa sexta-feira, segundo o calendário gregoriano. As suas letras dominicais são CB. A terça-feira de Carnaval ocorre em 9 de fevereiro e o domingo de Páscoa a 27 de março. Segundo o Horóscopo Chinês, é o ano do Macaco, começando a 8 de fevereiro, para a Igreja Catolica será o Ano Santo da Misericórdia.
Nos estudos dos astros da taróloga e numeróloga, Vaneska Arraes Melo, 2016 será regido pelo alinhamento do sol com a lua. O sol é tido como símbolo de poder, descobertas e recomeço, com o sol regendo a força física e mental. O estudo aponta ainda que este alinhamento traz mudanças de comportamentos e maior curiosidade para tratar os males mentais e psíquicos.
Segundo Vaneska, 2016 tende a ser um ano próspero para novos estudos, vitórias em metas individuais, ano de reflexão principalmente com ações em grupo. Na numerologia, o número regente será o 10, que é a soma de 2016 com o dia 1º de janeiro. Este número representa o poder, a força e o recomeço. “Será um ano de repensar os nossos atos. Falar de perdão, tentar perdoar e se perdoar”, disse Vaneska.
Em relação à economia do país, Vaneska disse que vai ser de morosidade, ou seja, será reequilibrada de forma mais devagar. “A melhor dica que dou é que as pessoas façam seus agendamentos financeiros de forma bem controlada, pois até maio teremos a economia em alerta”, ressaltou.
O ano de 2016 será também marcado pelas Eleições Municipais que acontecem no Brasil de quatro em quatro anos.
Nas Eleições 2016 os eleitores brasileiros vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores, membros que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.
O 1º turno acontecerá no dia 2 de outubro de 2016 e o 2º turno no dia 30 de outubro de 2016.
No cenário político de São Miguel do Tapuio que começa a ser formado principalmente pelos dois grupos que concorreram no ultimo pleito, em 2012. De um lado o atual Prefeito Lincoln Matos eleito pelo PTB na coligação Unidos pelo Povo, de outro, Pompilim que foi candidato a Prefeito e não foi eleito pelo PSB na coligação Unidos por um Novo São Miguel.
Nesse cenário que começa a ser formado, a política em São Miguel do Tapuio ganha as ruas, correligionários de ambos os partidos começam a fazer analises do eleitorado e procuram traçar suas metas para conquistar o voto do cidadão sãomiguelense.
Não será novidade se hora ou outra a oposição que é feita pelo grupo ligado ao jovem Pompilim aparecer com o discurso que proferem desde o ano de 2000, de que “Lincoln Matos não poderá ser candidato, se for não assume, se assume vai cassado” discurso velho, sem pretextos e já cansativo até para quem mesmo o profere.
De lá pra cá foram 4 derrotas consecutivas do grupo apoiado por Pompilio Evaristo, não cabe mais o discurso utilizado para tentar ludibriar o cidadão sãomiguelense.
Em um cenário político a qual é tido os dois candidatos citados, que já concorreram no ultimo pleito municipal, o atual Prefeito larga na frente para o pleito de 2 de outubro, trazendo na bagagem obras e serviços prestados para a população desde o seu primeiro mandato.
Enquanto o outro candidato, derrotado em 2012, trás consigo a marga e desastrosa administração de seus pais para concorrer ao pleito.
Lembro-me bem de um discurso proferido durante uma sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Tapuio, onde, o Vereador Djaci Nogueira deixou claro, aos os presentes, que enquanto a população lembrar-se dos dias em que passavam dias e noites em frente à Prefeitura em busca de seus proventos e direitos e a cidade vivia em uma situação lastimável a população não voltara ao retrocesso.
É fácil falar sobre o assunto, basta buscar nos arquivos da época, mesmo com precariedade dos sistemas de comunicação é possível ver alguns destaques em um jornal antigo e quase apagado o sofrimento da população naquela época.
Eleições e Voto Consciente
Nesta época é muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale à pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.
Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.
Muitos serão os que baterão palma pedindo licença e já indo entrando em sua casa falando sobre propostas, já outros, lhe ofertará algo em troca do seu voto e de sua família, desses desconfie e não de atenção nem credibilidade, pois esses somente querem usufruir de seus votos para conquistar um objetivo, e lá chegando você como eleitor que foi comprado por um corrupto não terá direito e nem vez.
É hora de ter atenção, cuidado, saber analisar, escolher, se tiver dúvidas vejam os noticiários, vejam quem fala a verdade e quem mente, vejam quem vem com discurso com conteúdo e quem não tem.