No segundo dia do I Encontro de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Tapuio, as atividades iniciaram a partir das 7h. Os gestores garantiram que as discussões sobre os diversos assuntos abordados maximizaram a compreensão da verdadeira proposta de Gestão Escolar a ser vivenciada pela educação do município.
Dentro da programação foi composta uma mesa redonda para esclarecimento do regimento de programas federais e do Programa Municipal de Formação continuada. Convém ressaltar o espaço cedido ao processo de formação dos Conselhos Escolares e explanação dos Programas Mais Educação e EJA.
Para o prefeito Lincoln Matos, que esteve presente no evento, a iniciativa consolidou a transformação da educação no município de São Miguel do Tapuio. ?A continuidade desse projeto beneficiará a todos envolvidos no processo de educação a partir do momento que os motiva ao aprendizado contínuo. O papel dos gestores é imprescindível para o desenvolvimento da nossa educação e por conta disso, a secretaria resolveu criar esse programa de gestão escolar municipal. Essa iniciativa visa contribuir com melhorias para o trabalho do gestor nas escolas?, declarou o prefeito de São Miguel do Tapuio.
Ao avaliar o segundo dia do encontro, a Coordenadora Pedagógica, Socorro Matos, destacou a experiência exitosa da gestão escolar no município. ?Todas essas experiências relatadas pelos gestores apresentaram a importância desses encontros para que se possa compartilhar e evidenciar a melhoria no ensino público. Tudo que contribui para o bem comum da educação prevalece como mediador do desenvolvimento. Esse encontro propõe também uma reflexão do trabalho desempenhado pelos gestores e de que forma eles podem oxigenar uma visão ampliada nas suas gerências?, relatou a coordenadora.
Os gestores são os profissionais que fazem o elo entre a Secretaria de Educação e a escola. ?Democracia é a palavra que define o encontro? frisou a Secretária de Educação de São Miguel do Tapuio, Claudineide Pereira. ?O encontro oportunizou os gestores a se familiarizarem com todos os programas que o município gerencia. E também a adquirirem maior embasamento técnico de programas estaduais, federais e municipais. O evento superou nossas expectativas, além de estimular os gestores a exercerem a inteligência múltipla que necessitam para lhe dar com os conflitos cotidianos que a gestão escolar enfrenta diariamente? acentuou.
Sandra Régia, Coordenadora PENATE (Pacto pela alfabetização) no município, traduziu o evento como impulsionador para a socialização da informação. ?Eu defino o encontro como um momento de extrema importância que irá nos ajudar a gerir melhor essa gama de projetos e ações que a educação do município está desenvolvendo. Para nossa educação, esse evento está sendo único, nos possibilitando enxergar essa necessidade de formar o gestor para que ele possa conduzir melhor o seu trabalho mediando conflitos. O analfabetismo é uma de nossas preocupações pois a alfabetização das crianças é um direito a ser garantido?, ressaltou.
?A gestão escolar norteia todos os segmentos da escola principalmente a qualidade de ensino. Ela está ligada diretamente a gestão, então o que a gente espera é que através desse encontro alcancemos esses objetivos. Os gestores dão o ponto de partida para o trabalho escolar e o seu aperfeiçoamento. Discutir o papel dos gestores na escola reflete diretamente na qualidade de ensino e aprendizagem.?, pontuou Diana Nogueira, coordenadora pedagógica da Sec. Municipal de São Miguel do Tapuio.
Francisco Edvan, coordenador e professor de química, afirmou que eventos como esses são inspiradores para práticas aperfeiçoadas de ensino. ?Esse encontro proporciona absorvermos uma riqueza de informações. Sentimo-nos de certa forma valorizados, pois participar de uma formação como essa é muito gratificante. Aprendemos a socializar informações além de ficarmos inspirados por relatos de profissionais da área como os palestrantes, que explanam conquistas de projetos e realizações. Isso nos estimula a querer trabalhar mais, a querer fazer mais, acreditando que também é possível fazer a diferença na nossa escola?, considerou.
Para finalizar o encontro em clima de confraternização foi oferecido aos convidados um almoço no espaço Sabor Karioca, com apresentação cultural do grupo cultural local Cabeça do Tapuia.
Fonte: JamahynnaDyelle
Jornalista/Assessora de Imprensa