A Eletrobrás enviou uma nota para a reportagem, aonde informa sobre o "apagão" que aconteceu neste último sábado. Treze municípios da região de São Raimundo Nonato ficaram sem energia elétrica entre ás 13:05hs até as 22:17h.
Segundo o técnico, Eleuterio Pereira Filho a falta de energia foi decorrente a quebra de isoladores em no circuito 69KV, no município de São João do Piauí. -"Foi um ato de vandalismo, a Eletrobrás irá tomar todas as medidas para identificar os responsáveis que provocaram esse ato", diz.
O circuito danificado atende os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura-PI, Bonfim-PI, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Brás, Jurema, Caracol e Guaribas. Os pólos de São João-Pi e Simplício Mendes também ficaram sem energia.
-"Desde o primeiro instante da falta de energia, toda uma equipe técnica foi acionada para identificar o local do defeito, onde foi realizado um trabalho de inspeção nas subestações de força, através das equipes operacionais de São Raimundo Nonato e São João-PI. Foi acionado também, para restabelecer o sistema elétrico duas equipes de linha viva, direcionadas na substituição das cadeias de isoladores com defeito. A Eletrobrás agradece a compreensão de toda a população e reforça o compromisso de fornecer uma energia continua e de qualidade", diz Eleuterio Pereira.
Segundo populares de vários municipios da região, o ato de vandalismo pode ter sido causado devido as eleições. -"Em várias cidades afetadas estavam sendo realizadas palestras e comícios dos candidatos, isso pode ter sido um dos motivos do ato de vandalismo", fala Lucas Sousa morador do município de São João do Piauí.