A emoção tomou conta dos teresinenses no centro da cidade nesta terça-feira, 2, com dezenas de artistas na Procissão das Sanfonas. Com a benção do frei Cícero, capuchinho do Convento São Benedito, os sanfoneiros iniciaram a apresentação saindo da praça Saraiva, passando pelo calçadão da rua Simplício Mendes até a praça da Bandeira, culminando com show no Teatro de Arena.
A Procissão da Sanfona, em Teresina-PI teve a presença de Emerson Baldoino do Grupo Siriema, representando os vaqueiros da região de São Raimundo Nonato e de Sandrinho do Acordeon, representando os sanfoneiros.
Elmano Férrer, prefeito de Teresina, acompanhou o percurso e elogiou o talento dos sanfoneiros que exaltam a cultura nordestina. ?O baião, o xaxado de Luis Gonzaga e o talento de todos os sanfoneiros da nossa terra são mais um motivo para comemorarmos juntos os 159 anos de Teresina?, declarou.
A terceira edição da procissão das sanfonas homenageou Luis Gonzaga e mestre Pedro Damasio um dos mais populares sanfoneiro de Teresina. O coordenador de Cultura Popular da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Vagner Ribeiro, interpretou canções do rei do baião ao longo do percurso. Para a presidente da Fundação, Laurenice França, o evento é uma exaltação da cultura popular.
Realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC),a procissão reuniu muitas pessoas amantes da arte musical para assitir ao concerto no Teatro de Arena onde sanfoneiros de várias gerações fizeram apresentação ao lado de instrumentistas com zabumba, triângulo e rabeca.