São Raimundo Nonato/PI

Cerâmica Artesanal Serra da Capivara foi a vencedora da Mostra Casa Piauí Design 2011

A avaliação foi feita com base em critérios como grau de inovação dos produtos, adequação econômica, adequação ambiental, adequação cultural e grau de qualidade percebida. Os produtos foram julgados em sete categorias, de acordo com cada segmento produtivo.

A Cerâmica Artesanal Serra da Capivara foi a vencedora na categoria Cerâmica. A unidade contou como o apoio do designer Francisco Stênio na concepção dos produtos. Na categoria Cestarias e Trançados a vencedora foi a Associação de Artesanato em Trançados de Ilha Grande, que teve o acompanhamento do designer Tupy Neto.

No segmento de Bordados, o prêmio foi para a Associação dos Artesãos do Deus Quer, que recebeu consultoria da designer Karine Tito. Karine também foi responsável pela concepção da coleção premiada no segmento de Biojóias, cujos produtos foram desenvolvidos pela Associação da Central de Compras Bioarte de Teresina.

A unidade de produção Martins e Cia Ltda, cujo nome fantasia é Trapos e Fiapos, venceu na categoria Tecelagem. A coleção da Trapos e Fiapos foi criada com apoio da designer Guana Quelemes. Na tipologia Madeira, a vencedora foi a Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho, Camede, que teve o acompanhamento do designer Samir Melo.

A Associação dos Artesãos de Castelo do Piauí, cujos produtos foram criados com apoio da designer Reis de Maria Barbosa, foi a vencedora na categoria Couros. Todas as entidades vencedoras receberão do Sebrae no Piauí consultorias de Apoio e Fortalecimento do Produto.

Além dos prêmios de cada categoria, também foram conferidas Menções Honrosas nos segmentos de Tecelagem, para a Cooperativa de Artesanato de Santa Teresa, que teve o apoio do designer Leonardo Freire; e de Bordados, para a Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina, cuja coleção foi concebida pelo designer José Feitosa.

A Casa Piauí Design é um projeto do Sebrae no Piauí, no qual a produção artesanal é trabalhada alinhada ao design. Em 2011, a mostra envolveu vinte e quatro grupos produtivos, que foram apoiados no processo criativo por dezoito arquitetos e designers. Foram desenvolvidas cento e vinte peças de decoração para a composição de ambientes, que vão do simples ao sofisticado.

Por Rennata Lima

NOTÍCIAS PIAUÍ