São Raimundo Nonato/PI

Estudantes exploram riquezas culturais e naturais da Serra da Capivara

A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur), busca integrar o turismo ao aprendizado, proporcionando vivências práticas e aprofundando os temas abordados em sala de aula


Atualizado em

Quarenta estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Mário Martins, localizado em Picos, participaram de uma visita pedagógica ao Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, por meio do Projeto Turismo Escolar. A iniciativa, desenvolvida pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Turismo (Setur), busca integrar o turismo ao aprendizado, proporcionando vivências práticas e aprofundando os temas abordados em sala de aula.

Durante a visita, os estudantes exploraram trilhas que levam a importantes sítios arqueológicos, incluindo o Boqueirão da Pedra Furada, onde puderam observar pinturas rupestres milenares que revelam a história dos primeiros habitantes das Américas. O grupo também conheceu o Museu do Homem Americano, que destaca a ocupação humana na região, e o Museu da Natureza, que apresenta a biodiversidade e a geologia da Caatinga, reforçando o aprendizado sobre a relação entre o meio ambiente e a história local.

Para a estudante Natália Carvalho, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência foi inesquecível. “Foi muito interativo, saímos um pouco da rotina e foi muito bom. Conhecer os pontos turísticos, todas as histórias e os museus foi muito enriquecedor. Eu fiquei encantada com tudo e espero viver muito mais experiências como essa”, destacou.

Rauan Carvalho Luz, estudante da 3ª série do Ensino Médio, também ressaltou a importância cultural e educativa da visita. “A viagem feita a São Raimundo Nonato enriqueceu minha cultura e meu aprendizado e os alunos presentes conseguiram conhecer um pouco mais da cultura piauiense e também da humanidade. Um pouco da pré-história por meio do Museu do Homem Americano, da Serra da Capivara, com pinturas rupestres, os animais presentes. Foi uma experiência  enriquecedora", afirmou.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, reforçou a relevância do Projeto Turismo Escolar para a formação dos estudantes. “Vamos levar nossos estudantes a pontos e polos turísticos do nosso Piauí para que eles conheçam esses lugares belíssimos e, ao mesmo tempo, fortaleçam os conhecimentos adquiridos em sala de aula em áreas como História, Geografia, Cultura, Literatura e Arte piauiense. Além disso, essas experiências aumentam a autoestima e a identidade como piauienses”, destacou o gestor.

A visita também incluiu atividades no Museu da Natureza e uma rica experiência no artesanato regional, onde os estudantes observaram de perto o processo de confecção de peças na Cerâmica Serra da Capivara, uma expressiva manifestação cultural do Piauí. A iniciativa promoveu a educação ambiental e cultural, estimulando os jovens a preservarem o patrimônio e valorizarem as riquezas naturais e culturais do estado.

NOTÍCIAS PIAUÍ