O Brasil está entre as populações com menor incidência de cáries. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), publicada na terça-feira, 28 de dezembro. A pesquisa foi elaborada com base em um índice da Organização Mundial da Saúde (OMS), denominado CPO.
O estudo revelou que metade das crianças brasileiras com 12 anos não tem cárie e 17,5 milhões de brasileiros passaram a ir ao dentista entre 2003 e 2008. E houve redução de 30% do CPO, entre os adolescentes de 15 e 19 anos, de 2003 a 2010.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que os resultados da pesquisa refletem o esforço dos Municípios em oferecer atendimento integral à população, mesmo diante da escassez de recursos.
O Ministério da Saúde repassa R$ 2 mil para as equipes de Saúde Bucal modalidade I, ou seja, que possuem um Cirurgião Dentista (CD) e um Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).
Em alguns Municípios, só a remuneração do cirurgião dentista custa em média R$ 2,6 mil, além das despesas com os demais profissionais, acarretando déficit nas finanças municipais. Por isso, a CNM alerta que é necessário reformular a política Brasil Sorridente, tornando o financiamento mais justo e equânime para o aprimoramento das ações nos Municípios.
Fonte: Ministério da Saúde.