Faltando apenas cinco dias para as eleições, os quatro candidatos a prefeito da cidade de União apresentam suas propostas para melhorar a educação do município, confira:
Fransuar Pierote (PRB) fala das suas propostas para área de Educação, ele acredita que a criação uma escola de qualidade da infância a oitava série, criar uma escola de meio ambiente e reciclagem, criar cursos de aptidões no ensino fundamental, qualificar os professores, pois só assim podemos dar qualidade ao ensino, merenda escolar de qualidade comprada pela própria escola, transporte publico de qualidade e frota própria, inserir matérias de arte e cultura e promover concursos nestas áreas para incentivar os alunos. Aplicando devidamente os recursos e fazenda parcerias com os governos empresas e sociedade organizada.
O ex-prefeito Gustavo Medeiros (DEM) destaca suas principais proposta para área da educação: Criar a Fundação Cultural do Município. Melhorar as condições de trabalho dos professores e o bem estar do aluno. Construção do Centro Integrado de Ed. Inf. e Fundamental, com educação em tempo integral e espaços para atividades extracurriculares, garantindo para toda a vida uma base sólida de conhecimento.
Aquisição de notebooks e tablets para professores e alunos. Disponibilização de Internet nas escolas pólo. Recuperar as escolas destruídas e ampliar o número de salas. Acabar com o sistema mutiseriado. Proporcionar um transporte digno para os alunos. Transformação da Banda de Música Padre Luís Brasileiro em Orquestra Sinfônica. Distribuição de merenda escolar de qualidade. Criação dos Jogos da Juventude Estudantil. Firmar convênio com Sistema.Privado de Ensino para melhorar a qualidade do material didático na Ed.Infantil. Refazer convênio com BB para o BB Educar e o AABB Comunidade. Criação de Lei
COMO IRÁ DESENVOLVER ?
Utilizando bem os recursos da educação, trabalhando de forma organizada e honesta. Os recursos hoje são muito mal aplicados. Fazendo parcerias com o Governo Federal e o Governo Estadual. Fazendo uma gestão democrática e participativa. Quem conhece o meu trabalho sabe da minha seriedade e sabe que os projetos e programas funcionam bem.
Por outro lado, o candidato Paulo Henrique (PDT) pretende fazer a criação de cursos profissionalizantes Capacitação do jovem e do trabalhador; Reforma e ampliação das escolas. Com instalações modernas, laboratório de informática, professores capacitados e material didático de qualidade, adotando em algumas escolas o modelo de educação integral; Garantir todo fardamento da rede escolar municipal; Construção de centros municipais de educação infantil (Creches); Incentivar e apoiar o professor na sua formação continuada Garantindo uma melhor qualidade de ensino; Garantir aos portadores de deficiências acesso à educação de qualidade; Transporte escolar de qualidade Garantindo a segurança e conforto dos estudantes, além de ônibus exclusivo para estudantes universitários em Teresina.
COMO DESENVOLVER
Através do FUNDEB, Ministério da Educação, do Governo do Estado, recurso da Prefeitura e Emenda Parlamentar.
Já o atual prefeito e candidato a reeleição, José Barros Sobrinho (PT) comenta sobre suas propostas para o município na área da Educação, iremos dar continuidade à qualificação dos professores e demais servidores e melhorar a estrutura física, por meio de mais reformas das escolas e construção de novas creches. Além disso, iremos levar a Mais Educação e outros programas para mais escolas do nosso município, inclusive da zona rural. Iremos ainda reduzir o número de crianças de 4 e 5 anos fora da escola e de pessoas de 15 a 50 anos que precisam ser alfabetizadas. Na área de Cultura, iremos dar continuidade ao nosso projeto, promovendo anualmente eventos musicais, encontros e gincanas culturais entre escolas e comunidades e ainda criar uma fundação cultural que irá abrigar a escola de música, a Companhia de teatro e incentivar outras manifestações artísticas.
COMO DESENVOLVER?
Nós vamos criar o agente comunitário de educação para identificar essas pessoas e, com base nesse diagnóstico, criar um programa de alfabetização do próprio município, em conjunto com o projeto Brasil Alfabetizado. Queremos ainda fortalecer o coordenador pedagógico e o diretor, criando um prêmio para a melhor gestão e uma fundação cultural para facilitar a captação de recursos.
Fonte: Ossian Melo