Francisco Alves da Silva, mais conhecido por Índio, residente no bairro São Sebastião aqui em União, ele consegue tirar o seu sustendo de cada dia e de sua família, catando garrafas pet no lixão da cidade.
Ele nos fala que todos os dias bem cedo se desloca para o aterro sanitário localizado próximo a Barragem Felinto Rêgo, onde o mesmo coleta as garrafas pet, coloca em sacos e vende para compradores de fora que destinarão os produto para as reciclagem.
Ele nos garante que através da coleta dessas garrafas pet ele consegue tirar mais de um salário mínimo, afirmando também que é um trabalho maneiro e que não pretende mudar de profissão.
Hoje a reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos empregos, além de trazer vários benefícios para o meio ambiente. Apesar disso, garrafas de Pet ainda são enviadas de forma indevida para o lixo. Pior ainda, como a coleta de lixo é insuficiente em muitas regiões, essas garrafas acabam sendo jogadas em terrenos ou lugares inadequados e levados pelas chuvas até os rios.