Na ultima quarta-feira (24) ocorreu a 37 ª ed. do SARAU LÍTERO?MUSICAL ÁGORA, no espaço cultural Boi Bumbá, em Teresina, desta vez homenageando os Poetas, da cidade de UNIÃO, Marcos Antonio Rodrigues Silva (Marcão) e Marcos Roberto de Sousa Brito.
É a segunda vez que poetas de União são homenageados, o primeiro foi o poeta e professor João Batista. O evento é coordenado pelo poeta João Carvalho Fontes e acontece mensalmente desde 2007. A Prefeitura Municipal de União disponibilizou uma VAN para que os poetas e seus amigos comparecessem a tão importante evento.
Segundo o poeta e professor João Batista, Marcão e Marcos Roberto são representantes da boa safra de poetas que vem surgindo em União, nos últimos anos. ?Ler alguns poemas do Marcão é como entrar, à noite, no último quarto de uma casa abandonada e, de repente, ouvir uma voz soltar murmúrios e gritos acumulados de sonho e solidão; uma voz que, vez em quando, durante o dia, vai até o pátio ensolarado das palavras e, usando-se daquelas que lhe são mais necessárias, enfeita seu quarto de Poesia, porque é disto que as palavras lhe servem: de abajur.
Já em Marcos Roberto, alguns poemas têm como eixo a metáfora do bar. Mas não de um bar onde se exila e se busca fugir dos dramas e tramas da vida. Ao contrario, o bar de sua poesia é puro reduto de resgate do que é essencial para a convivência com o outro e consigo mesmo. Nele há muito que se provar, inclusive doses de erotismo, de devaneio, de considerações sobre a condição de homem e de poeta...? afirma João.
Fonte: Marcelo Cruz