A recente contratação de Memphis Depay pelo Corinthians colocou o futebol brasileiro novamente em evidência. O holandês será capaz de ajudar o Timão a se recuperar no Brasileirão? Se você gosta de fazer previsões, use o código promocional da Betclic para dar os seus palpites.
Ao longo dos últimos anos, o futebol brasileiro vem aumentando consideravelmente o seu poder financeiro, o que tem contribuído para a chegada de muitos estrangeiros, inclusive europeus.
Com a chegada de jogadores do Velho Continente aumentando, o Brasil está se posicionando, pouco a pouco, como um mercado secundário importante no cenário internacional. Se essa tendência for mantida, é possível que, em breve, o nível das competições daqui esteja ainda melhor, com mais jogadores de destaque internacional integrando as equipes.
Confira 5 europeus conhecidos com passagem pelo futebol brasileiro
Seedorf
Memphis Depay não será o primeiro holandês a jogar no Brasil. Isso porque em 2012 o Botafogo surpreendeu o mercado da bola ao anunciar a contratação de ninguém menos que Clarence Seedorf.
O meia que brilhara em times como Ajax, Inter de Milão, Real Madrid e Milan ficou até 2013 no Glorioso, anotando 24 gols e dando 13 assistências.
Deco
Nessa mesma época, outro craque europeu também mostrava seu talento nos gramados brasileiros: Deco. Apesar de ter nascido no Brasil, o meia é naturalizado português e fez sua carreira representando o país da Península Ibérica.
Em 2010, Deco chegou para defender as cores do Fluminense e sua passagem pelo time das Laranjeiras foi muito bem-sucedida. Ele conquistou dois Brasileirões (2010 e 2012) e um Campeonato Carioca (2012).
Juanfran
O espanhol Juanfran foi outro europeu que, recentemente, esteve no Brasil. Contratado pelo São Paulo em 2019, o lateral não conseguiu se destacar com a camisa tricolor.
Apesar disso, ajudou a trazer mais holofotes para o Brasileirão e a consolidar a fase de crescimento do futebol brasileiro.
Payet
Com longa carreira na seleção francesa, Dimitri Payet também optou por jogar no futebol brasileiro. O craque francês chegou ao Vasco em 2023 e foi peça importante para a equipe cruzmaltina evitar o rebaixamento.
Apesar de a situação do Vasco não ser a melhor, o clube vem mostrando evolução em 2024, com a chegada de outros jogadores importantes, e a torcida confia em Payet para voltar a brigar por títulos importantes.
Braitwhaite
O Grêmio, que já havia trazido Luis Suárez em 2023, também anunciou uma contratação inesperada em 2024: o dinamarquês Martin Braitwhaite, que defendeu o Barcelona entre 2020 e 2022.
Embora tenha chegado há pouco tempo, o atacante já mostrou que será importante para uma eventual recuperação do Grêmio no Campeonato Brasileiro, e é mais um nome de peso que reforça o novo patamar do futebol nacional.