Uruçuí/PI

Blaeck Friday no Brasil e uma avalanche de compras online!


Atualizado em

O Brasil pode estar no meio de uma grande crise econômica, mas isso não significa que as empresas estrangeiras de comércio eletrônico devem ignorar o país. Um novo relatório da Ecommerce Foundation sobre o cenário do comércio eletrônico brasileiro mostra que a compra de produtos em lojas online internacionais é um hábito para nada menos que 48% dos compradores brasileiros, dos quais 8% preferem comprar exclusivamente em sites estrangeiros.

Novembro e dezembro podem ser uma loucura para qualquer comerciante que deseja aumentar suas vendas e garantir ótimos resultados. Diferentes elementos contribuem para as vendas e aumentam o desejo dos consumidores de comprar. Além da agitação natural das férias, os trabalhadores brasileiros com empregos formais recebem um salário extra no mês de dezembro - o 13º salário -, o que aumenta o poder de compra e as vendas de uma forma geral neste período.

Na Black Friday 2018, por exemplo, houve um crescimento significativo de 15,3% em comparação aos resultados do comércio eletrônico em 2017. Descontos atraentes e uma ampla gama de produtos são os principais motivos para os consumidores brasileiros anteciparem suas compras nesse período especial. 

É sabido que esta é uma data importante para qualquer comerciante, tanto em lojas físicas quanto de e-commerce, mas essa oportunidade especial é aproveitada não apenas para comprar presentes de Natal. A maioria dos consumidores online também está procurando ótimas ofertas para suas compras pessoais.

Um aumento encorajador nas vendas foi registrado em 2018, e o  relatório Clearsale afirma que São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, nessa ordem, foram as principais cidades onde os consumidores online compraram mais. 

Mercado Livre é o maior varejista online do Brasil, com quase 30 milhões de visitantes únicos em 2018. O site pode ser descrito como “o eBay brasileiro” - e, de fato, o eBay possui uma quota de 19,5% na empresa. O Mercado Livre é seguido pelo CNova, o conglomerado de comércio eletrônico por trás das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, que reuniu 23 milhões de visitas em 2018. O terceiro lugar pertence à B2W Digital, que opera os sites Americanas.com e Submarino, com 21 milhões de visitantes.

No entanto, as compras transfronteiriças nem sempre são fáceis. 44% dos brasileiros não estão satisfeitos com o tempo que leva para que suas compras sejam entregues, e muitos deles recebem uma surpresa desagradável quando o pacote finalmente chega: os impostos de importação e transporte foram mencionados como um incômodo por 42% dos consumidores e 32% se queixam de que as informações sobre impostos de importação geralmente não são claras.

Culturalmente, os consumidores brasileiros podem esperar até o último minuto para comprar seus presentes de Natal. Atentos a esse fato, os comerciantes online preparam uma estratégia especial para promover seus descontos mais cedo, e também as lojas físicas e os centros comerciais costumam prolongar o horário de funcionamento até tarde da noite (22h). Portanto, fique atento às grandes promoções neste período!

NOTÍCIAS PIAUÍ