Uruçuí/PI

Como um nômade digital pode viver na Europa?

Já imaginou continuar no seu trabalho, mas em um país europeu? Conheça o conceito de nômade digital e como você pode viver na Europa neste modelo.


Atualizado em

Trabalhar em projetos enquanto conhece alguns dos lugares mais fantásticos do mundo: já imaginou esse cenário? Para muita gente, o que era um sonho passou a ser uma possibilidade real ao ter uma carreira nômade digital na Europa.

Essa nova realidade profissional só foi possível com o avanço da tecnologia. Hoje, inúmeras empresas não exigem uma sede fixa para os seus funcionários.

Como um nômade digital pode viver na Europa? - Imagem 1

Dessa forma, uma pessoa pode se tornar um nômade digital e viver diferentes experiências ao redor do mundo, sem deixar o trabalho de lado. E, nesse roteiro, é possível até ter estadias em países conhecidos por sua segurança e atrativos turísticos, como as nações da Europa.

Entenda como você pode ser um nômade digital Europa, com toda a documentação e as exigências para esse tipo de vivência!

Por mais que o seu foco seja ser um nômade digital na Europa, você sabe o que faz parte do conceito desse tipo de profissional?

Chamamos de nômade digital a pessoa que consegue realizar atividades de trabalho de forma remota, com poucos equipamentos e conexão com a internet.

Por não ter a necessidade de manter um endereço fixo, a pessoa se torna nômade; e por fazer tarefas ligadas ao universo virtual, é digital.

Profissões consideradas de nômades digitais 

Se o conceito de nômade digital é simples de compreender, uma dúvida frequente diz respeito às profissões. Afinal, que pode ser nômade digital nos países da União Europeia ou em outros cantos do mundo?

Embora não exista uma lista que identifique essas áreas profissionais, é comum que um nômade digital na Europa realize atividades ligadas ao ramo tecnológico. Isso porque, é preciso que haja a possibilidade de cumprir tarefas de qualquer lugar, com conexão de internet e um computador.

Programação, redação, design, assistência virtual e consultoria são algumas das profissões com mais nômades digitais. Suas funções exigem poucos equipamentos e não obrigam que o profissional fixe residência em um endereço específico.

Nômade digital na Europa 

Quando falamos nesse estilo de vida e trabalho mais flexível, é impossível não pensar no continente europeu como um destino.

Isso porque, ser nômade digital Europa significa ter a possibilidade de conhecer diferentes países, histórias e culturas, com facilidade de mobilidade e segurança.

Imagine que a partir de uma viagem a Portugal você pode, facilmente, conhecer países próximos, como Espanha e França. E, dependendo da quantidade de dias que você pretende viver essa experiência, não precisa nem solicitar vistos especiais.

Como um nômade digital pode viver na Europa? 

Se você percebeu que a sua profissão permite uma certa flexibilidade e decidiu ser nômade digital na Europa, precisa saber como funciona esse estilo de vida no Velho Continente.

Saiba que mudar de país não é algo incomum entre os brasileiros. De acordo com pesquisas, cada vez mais pessoas do Brasil querem emigrar para outras nações. 

Porém, como nômade digital na Europa você pode viver uma experiência única, conhecer vários países e viajar, sem perder suas raízes que estão no Brasil.

Um nômade digital pode viver na Europa mantendo-se trabalhando de uma hospedagem. Hoje, com sites de locação como o AirBnB é bem simples encontrar casas e apartamentos para alugar por até um mês.

Normalmente, ao alugar uma casa, apartamento ou quarto de hotel, você pode se conectar com a internet, que costuma ser o requisito básico para os trabalhos virtuais e remotos. Mas nada impede que você visite cafés, bibliotecas ou mesmo alugue um espaço coworking para realizar suas atividades.

Com a facilidade no transporte, você poderá trabalhar por algumas horas por dia e conhecer os atrativos turísticos após o expediente, seja de ônibus ou metrô. Ou seja, não é impossível encaixar sua rotina profissional com uma viagem.

O que é preciso para ser nômade digital na Europa 

Quando se trata de viver como nômade digital na Europa, os requisitos não são tão complexos de se alcançar.

Além dos seus materiais de trabalho, você precisará ter um passaporte válido pelo período que pretende ficar na Europa. Também é interessante ter uma certa reserva financeira, uma vez que o processo de imigração poderá solicitar que você comprove meios para se manter.

Caso você esteja programando uma viagem como nômade digital para os próximos anos, a partir de 2023, tenha em mente que você precisará também da aprovação do ETIAS.

O ETIAS é uma autorização de viagem que será implementada nos países do Espaço Schengen, feita totalmente online. Essa autorização vale por 3 anos, e precisa ser solicitada antes do seu embarque para a Europa.

Existe um visto de nômade digital Europa?  

Sim, existe. Mas ele pode ou não ser necessário, dependendo do período que você pretende viajar.

Caso sua experiência de nômade digital na Europa dure até 90 dias, você pode entrar e permanecer nos países europeus com o seu visto de turista, emitido no momento que você chega na imigração.

Agora, se a ideia for estender a viagem por mais de 90 dias, sendo nômade digital, você precisará buscar por um visto específico.

Algumas nações da Europa já contam com vistos para nômades digitais. Nesses casos, cada nação aplica regras próprias, o que vai exigir uma pesquisa maior por parte do viajante. 

Quais países europeus que aceitam nômades digitais? 

Já existem alguns países que preveem esse formato de trabalho e emitem visto de nômade digital Europa. São eles: Alemanha, Croácia, Espanha, Estônia, Grécia, Islândia, Itália, Malta, Noruega, Portugal, República Tcheca e Romênia.

Para obter esse visto de nômade digital, que permite uma estadia de mais de 90 dias em território europeu, você precisa comprovar que trabalha remotamente para uma empresa, sendo ela de fora do país europeu de destino.

Também tenha em mente que esse visto é diferente do visto de trabalho. Além de exigências distintas, cada visto dá direitos específicos para o viajante. Assim, buscar informações é essencial no planejamento da sua viagem.

Uma experiência única! 

Visitar a Europa está entre os maiores sonhos de milhares de brasileiros. E se essa viagem permitir manter o seu trabalho, com uma renda fixa e uma rotina equilibrada, melhor ainda!

Para quem tem uma profissão que possibilita ser nômade digital na Europa, a dica essencial é fazer um bom planejamento. Se organize, tenha em mãos tudo o que você precisa apresentar e prepare-se para viver uma experiência única.

Certamente, os momentos de trabalho serão muito mais interessantes com a vista de um país incrível pela janela!


NOTÍCIAS PIAUÍ