Valença do Piauí/PI

Defesa Civil Implanta Adutoras nos Municípios do Semiárido

A Secretaria Estadual de Defesa Civil decretou situação de emergência em quinze municípios do Piauí. A seca atinge um total de 98.034 pessoas, que estão recebendo apoio da Defesa Civil em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Dentre as ações desenvolvidas, a Defesa Civil está desenvolvendo um programa de implantação de pequenas adutoras em 77 cidades do semiárido piauiense, que tem investimento de R$ 30 milhões.

O secretário estadual de Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, informa que cerca de 98% dos 1.600.000 metros de tubulações previstos por este programa já foram instalados e para o combate à seca serão concluídos os serviços de instalação de bombas centrífugas, chafarizes e reservatórios de água. Os municípios que decretaram situação de emergência por conta da seca/estiagem também estão sendo beneficiados com carros-pipa através do Exército.

Com base nos boletins diários enviados pelo Instituto Nacional de Meteorologia Seção de Previsão de Tempo (Sepre), há previsão de que em fevereiro as chuvas ocorram em grande quantidade por todo o Estado.

A recomendação da Defesa Civil é que as prefeituras já executem o trabalho de desobstrução de córregos e bueiros para que haja vazão das águas. ?Boa parte dos problemas com enchente se dá por falta de estrutura, limpeza nos rios?, diz o assessor técnico de Defesa Civil, Expedito Soares.

A Defesa Civil também criou ainda um perfil na rede social Facebook para dar dicas e orientações sobre a meteorologia, onde as previsões para todo o Estado são divulgadas diariamente. O endereço é www.facebook.com/Sec Sedec. Há ainda o perfil no Twitter @dcivilpiaui.

Fonte:appm

NOTÍCIAS PIAUÍ