O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizou nesta quarta-feira (23) no auditório da Prefeitura Municipal das 08h as 16hs, o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado, Edição 2009-2012. O evento contou com a presença de autoridades, como: o prefeito Alcântara, da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretária Municipal de Assistência Social Maria do Ó de Moura, da Promotora de Justiça Verônica Rodrigues Sales, do Delegado da Policia Civil Dr. Walter Pereira da Cunha Jr., do Padre Kleber Viana Melo, da articuladora municipal do selo Unicef Josy Rmony, das mediadoras do Selo Unicef Luciana e Teresa, empresários e centenas de crianças e adolescentes.
No evento foram avaliadas as atividades e ações realizadas no município em prol das crianças e dos adolescentes, no Plano Municipal de Ação do Selo UNICEF de Valença - Edição 2009/2012, relacionadas aos temas: Educação para a Convivência com o Semiárido, Esporte e Cidadania, Étnico-racial (Arte, Cultura, Identidade e Igualdade).
Na sua fala o prefeito Alcântara disse que estava muito orgulhoso com a grandeza do evento e com o trabalho realizado pela equipe do Selo Unicef no município, melhorando a qualidades de vida das crianças e adolescentes do município de Valença do Piauí. ?Acredito que juntos podemos realmente melhorar a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes, que é sem dúvida nosso maior objetivo.? salientou o Prefeito.
O Historiador e Professor, Antonio José Mambenga que desenvolveu o tema Étnico-racial (Arte, Cultura, Identidade e Igualdade), disse que já é notável a diferença entre as crianças e adolescentes envolvidas no projeto Unicef, no seu discurso ele fez uma vasta avaliação das condições de vida das crianças antes e depois do Unicef no município de Valença do Piauí, mostrando resultados positivos na transformação da vida comunidade. Para a articuladora do Selo UNICEF, Josy Ramony o 2º Fórum foi um momento de discussões e muito aprendizado, como também uma troca de experiências valiosa sobre as inúmeras questões relacionadas às crianças e adolescentes do município.
A Professora Vonete que desenvolveu o tema: Educação para a Convivência com o Semiárido, garantiu que foi um momento onde os jovens, das unidades escolares do município na zona urbana como na zona rural, debateram, produziram e apresentaram trabalhados referentes aos temas apontados pela equipe do Selo Unicef.
Durante o evento foram apresentados varias apresentações culturais, onde os envolvidos eram as próprias crianças e adolescentes.
O selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
O evento teve total apoio da Administração Municipal e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Esporte e Lazer, Assessoria de Comunicação, Comissão Pró-selo UNICEF e Sociedade Civil Organizada.
br>