Servidores municipais de Valença se mobilizaram nesta sexta-feira (24) contra o projeto de lei encaminhado pela prefeita Ceiça Dias (PTC) que cria no município o Regime Próprio da Previdência. Os servidores capitaneados pelo Sindicato dos Servidores Publicos Municipais de Valença do Piauí (SINDSERV) se concentraram em frente à prefeitura, onde se revessaram nas criticas ao projeto.
Além de criticar a forma intempestiva em que o projeto foi apresentado sem nenhuma discursão com os servidores, os manifestantes não pouparam criticas ao comportamento de alguns vereadores que estão calados por causa dos benefícios oferecidos pela gestão municipal.
A forma autoritária imposta pela presidência da câmara na tramitação do projeto também foi lamentada na manifestação. A vereadora Iris Moreira (PP) afirmou que a presidência está implantando uma gestão ditatória, onde até os vereadores são incluídos nas sanções.
Segundo a parlamentar, além de pular etapas na tramitação de projetos na casa, a presidência está impondo um regime de ditadura, onde os vereadores estão impedidos de terem acesso às gravações das sessões que são publicas.
O ex-vereador e servidor municipal Lindomar Amâncio também criticou o comportamento dos vereadores, especialmente aqueles que são servidores municipais e estão a favor do projeto. Segundo o mesmo das cidades que adotaram o regime todas estão tendo problemas porque a gerencia é feita por pessoas indicadas pelas prefeituras.
Carlos Wagner disse que o SINDSERV irá a todas as instancia para preservar a vontade da maioria dos servidores que não desejam a mudança previdenciária.