Cobertura em tempo real do segundo dia do Enem 2021 no Brasil
notas
Professores dizem que 2º dia teve questões sobre desastre de Mariana, Copa do Brasil e dengue
A segunda prova do Enem 2021, realizado neste domingo (28), trouxe questões sobre o desastre de Mariana (MG), Copa do Brasil, dengue e ebola.
Questões sobre pandemia e vacinação ficaram de fora do exame, que contou com 45 perguntas sobre matemática e ciências da Natureza, de acordo com professores. A questão sobre Mariana tratava dos impactos em Abrolhos (Bahia) do rompimento da barragem que fica em Minas Gerais, a centenas de quilômetros de distância, segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação.
A Copa do Brasil apareceu em uma questão de matemática sobre combinação e probabilidade. Em química, houve poucas questões que envolvessem contas, diz o professor Allan Rodrigues. "Boa distribuição na prova de química envolvendo estequiometria clássica, análise de pH, reação de neutralização, pilha com interdisciplinaridade com física, titulação, saponificação, esterificação, ou seja, sem predominância de setor específico, diz Rener Ribeiro, do Seb Lafaiete. Em biologia, os temas predominantes foram botânica, ecologia e citologia (estudo das células), segundo o professor da Seb Lafaiete Aldo César Poltronieri.
Já a prova de matemática foi considerada mais complicada do que a de anos anteriores pela professora Mayara de Souza. Também houve questões em matemática sobre o nível dos reservatórios de água e sobre como os aplicativos de reserva de hospedagem definem os preços mediante oferta e demanda.
Mãe faz crochê enquanto aguarda a filha
Joana Forti, de 67 anos, resolveu esperar a filha de 31 anos em um canteiro próximo ao local de prova em Piracicaba (SP). Para aproveitar o tempo, ela levou crochê e se acomodou em um canteiro. "Rezando para que ela se saia bem", disse.
Fonte: G1
Estudantes já podem deixar local de prova
A partir das 15h30, os estudantes que já tiverem terminado o segundo dia de prova do Enem, já podem deixar local, porém, sem levar o exame. Só poderão com a prova a partir das 18h.
Adolescente é picado por escorpião enquanto fazia prova do Enem em Goiânia
Um adolescente de 17 anos que estava na sala para fazer o 2º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi picado por um escorpião e teve que deixar o exame em Goiânia, neste domingo (28). O rapaz, que preferiu não se identificar, contou que sentiu uma dor leve na perna ao ser picado.
"Eu olhei no chão e vi um bichinho enrolado, encostei nele com a caneta e era um escorpião", explicou. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi à escola de artes e arquitetura da PUC e buscou o adolescente para levá-lo ao Hospital de Doenças Tropicais (HDT) para atendimento médico. Ainda segundo o adolescente, os responsáveis pela aplicação do teste entraram em contato com a mãe dele e chamaram os bombeiros.
Apesar do susto, o estudante estava consciente, conversando e garantiu que se sentia bem. De toda forma, teve que ser levado pelos bombeiros.
Fonte: G1
Pai “salva” Enem da filha em Porto Alegre
Pai tem de participar, já dizia um antigo slogan publicitário. Em Porto Alegre, Luiz Antônio Teixeira não só esteve presente como salvou o segundo dia da prova do Enem da filha Ana Luiza, 17 anos.
"Ela se atrapalhou no horário, achou que o portão fechava às 13h30min, quando viu que tava errada faltavam apenas 10 minutos", contou Teixeira, que pegou o carro e saiu em disparada. "Minha filha não dormiu de noite, estava muito nervosa. Eu disse para ela: 'Se tu não chegar a tempo, vou entrar antes de ti na faculdade'", disse ele.
A razão é simples: Teixeira vai cursar Direito em 2022, mesmo curso que Ana Luiza deseja.
Fonte: O Globo