Debate com candidatos à PMT
notas
Candidatos fazem as suas considerações finais no primeiro debate da Rede Meio Norte
O primeiro debate da Rede Meio Norte foi finalizado com as considerações finais de cada candidato. Os participantes tiveram um minuto para explanar seus agradecimentos e futuras ações.
Lucineide Barros (PSOL)
Eu quero agradecer as pessoas que nos acompanham, a gente não pode deixar de lamentar as ausências esperamos que isso possa ser contornado nas próximas vezes. Queremos aproveitar para nos solidarizar com os professores que estão há 200 dias de greve apesar de tudo que se conta e diz em relação a educação no município, queremos convidar a todas as pessoas a conhecerem o programa socialista que nós apresentamos.
Mário Rogério (Cidadania)
Eu quero agradecer ao Sistema Meio Norte de Comunicação nos dando essa oportunidade para falarmos direto com o povo de Teresina, essa é uma caminhada árdua, entendemos que Teresina é uma cidade que tem muitos problemas, mas achamos que está na hora de ter uma mudança. O grupo atual está há 35 anos e acho que uma mudança é sempre bem vinda porque a democracia pressupõe alternância de poder.
Gessy Fonseca (PSC)
Sou cristã, empreendedora, missionária e amante e protetora dos animais, o que me motiva a estar na prefeitura é a consciência dos meus princípios, do meu caráter, da minha integridade. Quero te convidar para fazer uma Teresina mais digna, quero cuidar de você da minha família, assim como cuido da minha família, conto com seu apoio para que juntos trabalhemos por uma Teresina melhor.
Simone Pereira (PSD)
Gostaria de agradecer a oportunidade e parabenizar o Sistema Meio Norte por ter aberto esse espaço democrático, tenho andado muito, percorrido, eu vejo as pessoas dizendo que não vão votar esse ano e isso é muito preocupante, quando você diz que não vai mais votar é porque você perdeu a esperança de uma cidade melhor, tenho amor e respeito por cada homem e mulher da cidade.
Fábio Abreu (PL)
Quero dizer ao teresinense de que nós temos orgulho de morarmos nessa cidade, temos a nossa história nessa cidade, desde muito cedo, minha infância, juventude, até a minha profissão que tanto me dediquei, por isso tenho experiência para liderar pessoas para proporcionar a mudança que Teresina precisa, dizer que também temos condições de mudar a nossa capital, com fé em Deus e com a forca do povo nós vamos mudar Teresina.
Kleber Montezuma (PSDB)
Agradeço a Meio Norte pela oportunidade. Estamos aqui apresentando nossas propostas. Agradecer aos candidatos. Cheguei a Teresina 46 anos atrás. Hoje estou aqui na condição de prefeito e a partir de 1 de janeiro serei prefeito da cidade. Gratidão a cidade que me deu oportunidade; estou aqui pedindo aos teresinenses que façam uma avaliação do nosso trabalho, sou candidato do Firmino para continuar a gestão e tenho experiência. Kleber Montezuma 45.
Fábio Sérvio (PROS)
Primeiro agradecer a todos os profissionais que fizeram esse debate, para quem esteve em casa nos assistindo. E dizer que essa eleição é definitiva para Teresina, de um projeto que está há muito tempo, e um projeto que quer transformar Teresina em uma cidade inteligente e encontrar iniciativas interessante para as pessoas; fazer uma cidade que não seja boa só para quem está lá dentro do palácio; cidade que se preocupa com seus políticos.
Dr. Pessoa (MDB)
Esse candidato não tem história; amedronta os funcionários públicos de Teresina. O Dr. Pessoa tem história de cuidar da vida das pessoas, vou ser eleito porque Deus quer e vocês querem; tirar esses tiranos que falam falácias. Quero agradecer a Meio Norte que nos proporcionou um debate de altíssima qualidade. Dr Pessoa firme e para que no dia 15 de novembro possa ser prefeito de Teresina.
Major Diego Melo (PATRIOTA)
Cidadãos de bem de Teresina, construímos uma missão de mudança de verdade. Veja aqui o teatro das tesouras atuando. PT e PSDB são iguais eles; ontem estavam sentados a mesa e hoje se afastam, colocam os nome para enganar os povos novamente e são décadas que comandam cidade. Teresina precisa se libertar. Vamos unir o povo cristão, o povo de bem. Representamos a família; queremos mudanças. Vamos juntos desenvolver Teresina. Volte 51, major Diego Melo.
Fábio Novo (PT)
Obrigado Maia, obriga Sistema Meio Norte, foi um prazer estar aqui. Teresina pode mais, Teresina merece mais, trago a experiência para essa gestão que fez muito pouco. É essa experiência que quero para Teresina. Vamos fazer o necessário. Vamos fazer muito mais, cuidar das pessoas com deficiência, cuidar de nossos idosos; pessoas que querem abrir seu negócio. Um novo olhar para a cidade de Teresina, Fábio Novo 13.
Pergunta do Jornalista Arimatea Carvalho para Simone Pereira, com comentários de Fábio Novo
Pergunta do Jornalista Arimatea Carvalho para Simone Pereira, com comentários de Fábio Novo.
Pergunta do jornalista: A senhora foi criticada por uma visita relaciona à Saúde, o que a senhora faria de diferente para atender a população nesse sentido?
Resposta de Simone Pereira: A mentira contada duas vezes, ela se torna verdade. Em alguns momentos as pessoas acreditaram que a nossa saúde era boa mas a pandemia desmascarou. Nós vivemos pessoas que morrem por falta de respiradores. O que o jornalista citou foi uma visita que fiz e fiz um stories para mostrar para a população o descaso com a saúde pública. O solo era todo quebrado, onde um cadeirante não tinha como entrar. Entulho na entrada. Eu fiquei lá fora e perguntei para uma senhora o que ela iria fazer lá. Ela não recebeu sua medicação porque lá não tinha. É preciso rever o sistema de saúde tão bonito que é vendido, que ele não é real.
Comentário de Fábio Novo: Quase metade as UBS foi por Assis carvalho, as UPAS, foi no governo da Dilma. Não temos políticas para atender pessoas com deficiência em Teresina. Nossa gestão vai fazer e criar mais Ceir e criar na educação os centro especializados de educação que só tem um e é do estado.
Réplica de Simone Pereira: O que acho importante, não adianta citar base físicas, sem prepará la para receber a população, responsabilidade de chamar nossa bancada para atrair investimentos, responsabilidade de fazer uma Teresina melhor é de todos. Essa cidade que estão querendo vender para gente ela não existe.
Amadeu Campos direciona pergunta para Dr. Pessoa e Simone Pereira comenta
O jornalista Amadeu Campos direcionou sua pergunta para o candidato à prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa, com comentários de Simone Pereira, feitos através de sorteio.
“O senhor disputou a eleição de 2016, largou bem, chegou a ir para liderança, em 2018 também alcançou bons números, mas não chegou ao segundo turno. Nessa eleição será diferente?”
Resposta de Dr. Pessoa: Com certeza, a história está dizendo isso, agora eu espero que a justiça observe esse detentor da constituição e das leis porque em 2016 eu perdi não foi porque o povo de Teresina quis, foram os roedores da democracia que me tomaram, agora estou mais precavido, agora estou com um time que está monitorando, estamos firmes, nós vamos ganhar as eleições, a partir do dia 1º de janeiro estarei administrando Teresina, estamos trabalhando com uma equipe equilibrada e competente com um olhar forte para a economia, o povo quer a mudança.
Comentário de Simone Pereira: Eu vejo que a população de Teresina vive um momento diferente, um momento que as pessoas anseiam por mudança. As pessoas se questionam porque o sistema de drenagem de Teresina nunca foi resolvido, porque as galerias nunca foram feitas, podemos falar da tragédia do Parque Rodoviário, eu não sei até que ponto de fato se conhece realmente essa cidade, eu não sei até que ponto essa gestão é real.
Réplica de Dr. Pessoa: Nós vamos fazer uma reforma administrativa eficiente para ter eficácia, vamos investir nas prioridades que o povo clama, principalmente na saúde, vamos investir na zona rural, estamos cansados de ver falácias dizendo que em Teresina está tudo bem, nós vamos fazer diferente porque vamos ter uma equipe capacitada e qualificada.
Fábio Abreu responde pergunta de Ananias Ribeiro e Dr. Pessoa é sorteado para comentar
Fábio Abre responde pergunta do jornalista Ananias Ribeiro e Dr. Pessoa é sorteado para comentar.
Pergunta do jornalista: A violência da grandes cidades chegou até aqui e alguns creditam ao senhor esse problema, lembrando o tempo da secretaria de segurança. Na prefeitura o que o senhor fará de diferente?
Resposta de Fábio Abreu: Um assunto que já foi bastante discutido aqui. Nós temos um problema que é nacional, que aqui tem sido combatido de forma exemplar pelos policiais da área da inteligência. Precisamos fazer uma ação de prevenção, trabalhar o diálogo como gestor, projetos dialogados com a população e outras entidades. Sozinha ninguém consegue resolver. Gestão Atual cruzou os braços para o problema, que já deveria ter sido enfrentado em conjunto. A solução é propor essas parcerias e acima de tudo, a prevenção. Nossos projetos serão participativos.
Comentário de Dr. Pessoa: Minha formação é muito da prevenção, que tá na linha de frente, mas vamos para o combate. O povo está clamando e pedindo. Nós vamos também trabalhar integrado com os demais governos, dando emprego e renda e escola de qualidade, pois do jeito que está é faz de conta.
Réplica Fábio Abreu: Um exemplo claro, que utilizando a estrutura do município e estado você previne a violência: construir estruturas onde as pessoas são mais fragilizadas. É a mesma coisa que estaremos fazendo. O teresinenses que moram nas áreas rurais merecem uma estrutura de qualidade. Essa ação efetiva faz com que o cidadão que estava excluído, volta a amar o município que ele vive.
Lucineide Barros responde pergunta de Ananias Ribeiro e Fábio Abreu comenta
O jornalista Ananias Ribeiro perguntou para a candidata Lucineide Barros e teve Fábio Abreu para fazer comentários. “Em nível nacional o PSOL tem questionado ações do governo Bolsonaro na justiça, constantemente o presidente e ministro são alvos de ações judiciais. Em Teresina o PSOL representou contra alguma ação da prefeitura nesses anos de gestão tucana? Qual tem sido o trabalho do partido?”.
Resposta de Lucineide Barros: Nós temos uma bancada nacional pequena, porém vigilante, essa bancada inclusive ajudou a garantir que o auxílio emergencial saísse dos míseros 300 reais que o governo propôs inicialmente. Temos um grande compromisso com a população quando a população está na verdade vivendo os problemas das dores no enfrentamento a pandemia. Nós não temos em Teresina privilegiado a ação pelo campo jurídico, a ação que nós estamos empreendendo ao longo do tempo, andando lado a lado com as organizações, temos reivindicado sistematicamente condições para fazer o controle social o que não é fácil porque falta transparência.
Fábio Abreu comenta: Eu entendo que não é mais tempo de recorrer judicialmente, o recurso vai ser para população de Teresina e eu não tenho dúvidas que a proposta da população de Teresina é pela mudança. 85% da população reclamam da saúde e se nos levarmos em consideração a pesquisa que trata do transporte é quase 100% das pessoas. A população vai ser o grande juiz desse momento e sem dúvida nenhuma vamos praticar a alternância do poder que está mais de 40 anos com o mesmo grupo.
Réplica de Lucineide Barros: Nós temos dificuldade de dialogar com os poderes e de ter neles a sensibilidade para a escuta dos setores populares, não é fácil mover as ações considerando às custas dos processos. O que nós temos reivindicando a questão do poder popular, que invista na possibilidade da elevação da consciência, temos nos preparado para enfrentar essa administração.