Debate com candidatos à Prefeitura de Picos
notas
Debate com candidatos a prefeito de Picos chega ao fim
O debate com os candidatos à prefeitura de Picos Glauber Silva e Coronel Viana se encerra na Rede Meio Norte. No próximo domingo, dia 18 de outubro, a emissora realiza debate com os candidatos a prefeito de Piripiri.
Glauber Silva e Coronel Viana fazem suas considerações finais
No último bloco do debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de Picos, Glauber Silva (PDT) e Coronel Viana (PSL), nesse domingo (11), fizeram as suas considerações finais e agradeceram o espaço concedido pela Rede Meio Norte.
Glauber Silva (PDT): Muito obrigado a Rede Meio Norte, obrigado aos advogados presentes e a todos os picoenses pela oportunidade de apresentar minhas ideiais. Eu sou Glauber, sou o candidato mais jovem a prefeitura de Picos, tenho 34 anos, mas tenho experiência, fui gestor municipal, já fui candidato a vereador, a vice-prefeito, enfim eu estou pronto, estou preparado para ser o melhor prefeito que Picos já teve e peço também atenção a na escolha dos vereadores. Vote 12. Picos é de todos nós.
Coronal Viena (PSL): Primeiro agradeço a Deus, a Ele toda hora e glória por estar presente nesse debate. Povo de Picos acorde, o seu candidato é esse que foge do debate? Eu e meu vice representamos a nova política, todos nós sabemos que eles que não vieram para esse debate sempre estiveram juntos nesses 32 anos de ciclo de desgraça e pobreza em Picos, eles são culpados e nós precisamos de mudanças.
Candidato Glauber Silva (PDT) responde pergunta de jornalista
Candidato Glauber Silva (PDT) responde pergunta da jornalista Larissa Belo e Coronel Viana (PSL) comenta. “Muitos jovens quando querem se profissionalizar ou empregos eles buscam os grandes centros. Que propostas vc teria para que esses jovens fiquem em Picos??”
Resposta de Glauber Silva (PDT): O novo modelo do PDT que implantaremos em janeiro, vai revolucionar isso. Vamos ter essa mão de obra qualificada. Sou professor. Eu sei a mão de obra qualificada e mentes privilegiadas em Picos. As pessoas se formam em Picos e tem que ir para outros lugares e centros para buscar emprego. Vamos melhorar a gestão em várias áreas. Empregos, esporte, saúde com essa mão de obra das universidades e apoiar os estudantes. O programa Primeiro emprego, por que não dá certo em Picos? Porque não tem incentivos para contratar os jovens, aquele do IFPI, aquele que terminou o ensino médio. Isso vai melhorar os nossos jovens. Isso eleva o município, que cresce e esses jovens não saem de Picos
Coronel Viana (PSL) comenta a resposta de Glauber Silva (PDT): Eu e meu vice comentamos a isenção do jovem no mercado. Vamos fazer o Programa Primeiro emprego, que é importantíssimo. O empreendedorismo. Picos não consegue atender a demanda da mão de obra em Picos. Vamos incentivar o empreendedorismo. A isenção fiscal de empresas posso entrar em Picos.
Réplica de Glauber Silva (PDT): Eu lembrei do meu Vice, que trabalha a vários anos como consultor do Sebrae e é incentivador dos pequenos negócios. É disso que Picos precisa, treinar sua mão de obra, na rede pública e privada. Falta pessoas capacidades para fiscalizar e licenciar. Vamos ter essa mão de obra gratuita na universidade e prefeitura não vai atrás. Os empregos vão surgir em Picos.
No terceiro bloco, o candidato Coronel Viana respondeu a pergunta Waldelúcio Barbosa
No terceiro bloco do debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos à prefeitura de Picos, os participantes respondem perguntas feitas por jornalistas do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC). Na primeira rodada de perguntas o candidato Coronel Viana foi sorteado para iniciar respondendo.
Pergunta jornalista Waldelúcio Barbosa: Candidato, muitos apontam Picos como uma cidade violenta, o noticiario policial acaba evidenciando isso. De que forma o sr acha que a gestão municipal pode ajudar a atenuar esse problema?
Resposta Coronel Viana: Picos é uma cidade violenta primeiro por conta da sua localização demográfica, nós assistimos mais de 40 cidades que ficam na circunvizinhança, mas nós juntos com demais policiais conseguimos diminuir muito a violência em Picos, o atual comandante está fazendo de tudo, mas não temos estrutura, por isso vamos colocar uma gaurda municipal armada, preparada, vamos instalar também um canil e cavalaria, então junto com essas propostas, vamos conseguir sim diminuir a violência de Picos, apesar de ser um entroncamento, vamos conseguir acabar com a violência de Picos.
Comentário Glauber Silva: Picos tem homens aguerridos na segurança, mas a segurança de Picos não tem estrutura, Picos tem quatro viaturas, é preciso melhorar esse relacionamento do prefeito com o governador, é preciso exigir mais, cobrar mais, é preciso ter uma gestão eficiente.
Réplica Coronal Viana: Nós precisamos fazer com os deputados cobrem mais, nós temos que fazer com que o nosso povo cobre iniciativas. O deputado tem que ajudar na segurança de Picos e vamos motivar o povo os deputados.
OAB-PI participa de debate na Rede MN para avaliar direito de resposta dos candidatos
No sentindo de proporcionar um debate mais isento possível e avaliar o direito de resposta dos candidatos, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, através da Comissão Estadual do Direito Eleitoral da OAB-PI, participa dos debates realizados pela Rede Meio Norte. Participam no debate desse domingo (11), com os candidatos á Prefeitura de Picos, os advogados Emanoel Fonseca, presidente da Comissão do Direito Eleitoral, além do membro Joaquim Santana Neto e Luiz Mário de Araújo Rocha, além do advogado Rafael Rodrigues, que integra o departamento jurídico do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC).
O presidente da comissão Emanoel Fonseca destacou que a OAB-PI está sempre de prontidão para melhorar o debate político e as instituições democráticas. “Sempre que nós somos convocados para participar de debates, de encontros, de reuniões políticos nós nos colocamos como uma forma de proporcionar uma isenção e isonomia a esses debates políticos, então é com essa intenção que estamos presentes”, declarou.
O advogado Joaquim Santana Neto, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, vem para somar ao debate. “A OAB é isenta a qualquer debate, estamos aqui para legitimar o debate, para que todos os candidatos possam participar e para que todos tenham o seu direito garantido. Por isso estamos aqui para garantir que o debate seja democrático, que todos possam lançar seu lance de governo e estamos aqui para caso haja uma ofensa pessoal o candidato possa ter direito de resposta”, acrescentou.