Debate com candidatos à Prefeitura de Piripiri
notas
Debate com candidatos à Prefeitura de Piripiri chega ao fim
O debate realizado pela Rede Meio Norte com os candidatos à Prefeitura de Piripiri na noite desse domingo (18), chegou ao fim. Participam do confronto de ideias: Abraão Trindade (PSB), Jove Oliveira (PTB), Paulo Limeira (Solidariedade) e Tiberio Cesar (PSTU). O candidato Luiz Menezes (PP), decidiu não participar do debate. No próximo domingo, dia 25 de outubro, a emissora realiza debate com candidatos a prefeito de Floriano, a partir das 18 horas. Ao todo, a Rede MN, vai promover mais de 30 debates ao longo da campanha eleitoral de 2020.
Candidatos fazem suas considerações finais
Jove Oliveira (PTB)
É chegado o momento de nos confraternizarmos, quero muito cuidar do povo de Piripiri, quero agradecer nossos técnicos, conhecemos a realidade, Pirpiri vai viver um novo momento, eu conheço Piripiri, conheço as famílias e quero cuidar desse povo, quero da oportunidade para quem nunca teve e você pode ter isso votando no 14.
Abraão Trindade (PSB)
Contar um pouco da minha história, sou professor, há cinco anos fui abandonado pelo pai, aos 20 anos iniciei os estudos. Sou professor pós graduado, fui gerente de educação e vereador. Quero representar e representar bem meu povo. Dê a oportunidade para um professor ser o seu prefeitto, Professor Abraao 40.
Tiberio Cesar (PSTU)
O PSTU está com duas candidaturas no Piauí, em Teresina e Piripiri e dizer que esses candidatos que estão aqui como o candidato fujão não vão fazer nada por Piripiri, porque as eleições não vão mudar nada. Nós estamos candidatos, mas quem vai governar é o povo, através dos conselhos populares e dia 15 de novembro é 16 na cabeça.
Paulo Limeira (Solidariedade)
Quero dedicar parte do meu tempo a cuidar de Piripiri, avançar mais e mais na educação, na infraestrutura, no apoio ao empresariado, na fomentação ao crédito, quero uma gestão que apoie os bancos estatais. O povo de Piripiri é hordeiro e com união, solidariedade e fé nós mudamos Piripiri.
Jove Oliveira responde pergunta da jornalista Isiane Gonçalves
Pergunta Isiane Gonçalves: A senhora é comunicadora e ouviu muitas queixas, o que acredita que deve ser corrigido mais urgentemente?
Jove Oliveira responde: Em Piripiri temos vários problemas, falta medicamentos, ruas escuras, queixas de barraqueiros, trabalhadores do mercado público de Piripiri que tiveram aumento de 800%, mães de alunos que receberam apenas três kits na pandemia, uma crise também em relação a Covid, que não tiveram acesso a testes rápidos, não tiveram as mãos do gestor. Tantas queixas de vigias que foram humilhados, de pessoas que foram perseguidas, casas derrubadas com tratores, Piripiri precisa de mudança, de alguém que tenha amor por esse povo.
Comentário de Tibério César: Piripiri tem muitas queixas, esse ano foi muito atípico, em março tivemos grandes enchentes, as pessoas me chamavam que na região do Bota Fora ainda tem gente que não foi assistida, temos muitas reclamações também em relação a saúde.
Réplica Jôve Oliveira: As reclamações são muito grandes, não gera emprego e renda, não tem medicamento para os cidadãos, no nosso Governo o cidadão vai ter acesso a Farmácia Popular, faremos diversos polos, descentralizar, vamos corrigir, conhecemos os problemas de Piripiri.
Paulo Limeira responde pergunta do jornalista Ananias Ribeiro
Pergunta Ananias Ribeiro: Os acidentes de transito, sobretudo, de motocicletas tiram a vida da população de Piripiri há muitos anos, o que o senhor vai fazer com relação a isso?
Resposta Paulo Limeira: Esse é um tema recorrente e para lidar com isso é preciso investir em educação de transito e esse tipo de procedimento não é com rigor, mas sim com amor e ensinamento, para que as pessoas desde criança sejam educadas para respeitar o trânsito. É público e notório que a juventude é rebelde, mas sendo educados desde muito cedo podemos reverter essa situação, por isso, defendo que essa matéria seja implantada nas escolas do nosso município.
Comentario Jove Oliveira: Em Piripiri, os acidentes são recorrentes, infelizmente não foram implantadas campanhas educativas e sim campanhas punitivas para faturar e esses recursos não voltou para o contribuinte e nada foi feito para diminuir os acidentes com a implantação de sinalização e vamos investir em educação.
Réplica Paulo Limeira: É preciso tratar esse tema com seriedade, pois essa é uma política que previne vidas, então as pessoas precisam se educar, mas para isso é preciso ter uma integração no transito, com a família, educador e condutor.
Abraão Trindade responde pergunta do jornalista Ananias Ribeiro
O jornalista Ananias Ribeiro pergunta sobre os projetos para a educação do município.
Professor Abraão responde: Temos que ter bibliotecas fortalecidas, precisamos ter laboratório de informática, precisa ter apoio psicológico. É importante valorizar todos os profissionais da educação, fazer com que todos esses profissionais se sintam valorizados, mas também qualificar.
Paulo Limeira comenta: Educação se faz com amor, vou dar o exemplo do Japão, Nagazaki, explodiu uma bomba, mas o Japão teve amor à educação, amor à população, se o professor tem amor e quer transformar a vida da educação, transforma, cito o exemplo de Cocal dos Alves, e os professores tem que ser mais bem remunerados.
Professor Abraão faz a réplica: Defendo melhores salários, melhores condições aos nossos alunos, ter uma merenda de qualidade, kit de alimentação escolar, fornecer o fardamento correto, ambiente de lazer dentro das nossas escolas.