Debate com candidatos à Prefeitura de Teresina
notas
Assista na íntegra o debate com os candidatos à Prefeitura de Teresina
Com um debate marcado por muitas propostas e confrontos, a Rede Meio Norte realizou o último embate entre os candidatos à Prefeitura de Teresina, para quem não conseguiu acompanhar o embate, assista na íntegra:
Considerações Finais
Simone Pereira (PSD)
Teresinense eu queria agradecer a cada um que me abraçou, me recebeu na sua casa, me procurou nas ruas, reconheceu a minha capacidade e que confiou em mim para fazer a gestão. Quero pedir que vocês fiquem atentos para o que está acontecendo na nossa cidade, Deus não mandou chuva a semana passada a toa, uma cidade que não tem saneamento, não tem integração, não tem políticas públicas, vamos dar oportunidade para quem quer, vote no 55 e eleja a primeira prefeita mulher dessa cidade.
Mário Rogério (Cidadania)
Quero inicialmente agradecer do espaço concedido pelo Grupo Meio Norte, também agradecer os demais candidatos e atenção do eleitor. Nós passamos a campanha de forma propositiva e que estamos mais preparados para administrar a cidade e termino a campanha com esse sentimento.
Major Diego Melo (Patriota)
Quero agradecer a Deus pela oportunidade para libertar Teresina, agradecer ao Grupo Meio Norte, a todos osteresinenses que têm nos abraçado, que tem doado para nossa campanha, sou o único que não usa Fundo Eleitoral, tá na hora da mudança, tá na hora de libertar Teresina. Vamos juntos, Deus, pátria, família e liberdade. Vamos juntos devolver Teresina aos teresinenses, vote 51.
Lucineide Barros (PSOL)
Eu sou de um partido que é o PSOL, o numero do meu partido é 50, não sou filha de Teresa Cristina, sou filha de Maria Rosa reivindico o legado de Esperança Garcia, Marielle franco, não se impressione com o espetáculo de arte cínica que tem passado por esse processo eleitoral, não se impressione com as ofertas de compra de voto, vote com a sua consciência, e é nesse sentido que a gente pode construir uma vida melhor para que Teresina seja nossa.
Fábio Abreu (PL)
Agradecer ao Grupo Meio Norte e aos demais candidatos, dizer aos teresinenses que sou igual a você, por isso estou aqui, temos a oportunidade de ir ao 2° turno e vencer essa eleição, gostaria de parabenizar todas as pessoas que fazem parte da família 22, por isso estamos aqui para pedir o seu apoio.
Gessy Fonseca (PSC)
Agradeço em primeiro lugar a Deus pelo dom da vida e por estar contribuindo ao futuro de Teresina, teresinense reflita você tem um bilhão de motivos para nãoo votar num candidato que está há décadas no Poder, eu sou a única candidata capaz de derrotar esses grupos políticos que mandam em Teresina, eu sou Gessy, meu número é 20.
Fábio Servio (PROS)
É tão complicado falar de política nesse momento que a gente vive, não só por causa da pandemia, mas pelo descrédito, quero agradecer a minha família, agradecer a Deus, a caminhada é difícil quando a gente vai com poucos recursos e sofrendo tanta perseguição, mas nada do que eu passei representa uma vírgula do que vocês passam todo dia em Teresina, quero pedir para quem tem essa vontade venha com a gente e acredite no 90 para mudar junto comigo não só a história de Teresina, como a política.
Fábio Novo (PT)
Obrigado Grupo Meio Norte. Nessa campanha por onde andei escutei muita gente dizendo que sou o mais preparado, mas isso não basta. Vamos transformar esse principio em voto, então peço que não venda seu voto. Vamos pensar bem e construir uma nova história em Teresina. Vote 13.
Kleber Montezuma (PSDB)
Agradeço ao Sistema Meio Norte, agradeço a Maia, respeitosamente a todos os candidatos, lamento o Dr Pessoa não deixaram ele vir, é um candidato que não se governa, sou grato à cidade de Teresina que me recebeu a 46 anos e agora quero retribuir trabalhando, com equilíbrio, bom senso, Kleber 45.
Fábio Novo declara durante debate: "Fui contrário à reforma trabalhista"
Lucineide Barros (PSOL) pergunta para Fábio Novo (PT): Gostaria de perguntar, caso eleito, como cuidaria do tema das reformas?
Fábio Novo responde: Ouvindo, ouvindo bastante, quando fui secretário de educação no meu município ouvi bastante as categorias, discutimos de forma muito contundente, vamos ter a prática do diálogo, há reformas que fui contrário, fui contrário à reforma trabalhista, que trouxe a precarização do trabalho, num futuro que inclusive me preocupa bastante, eu pretendo dialogar bastante e sempre ter o foco de que as categorias precisam ser respeitadas.
Fábio Abreu comenta: Tive a oportunidade de discutir várias reformas pelo mandato que o teresinense me deu, tive a oportunidade de lutar pelos agentes de segurança na reforma da Previdência, em todas as reformas é necessário que haja as discussões.
Réplica - Lucineide Barros: É necessário ter gestores que usem a autonomia, principalmente quando o poder central toma feições facistas, de retiradas de direito.
Tréplica - Fábio Novo: A reforma da previdência é uma lei federal que é maior que a estadual, nosso partido votou contra, mas como foi aprovada precisa seguir, pois se desrespeitarmos a lei o Estado fica mais prejudicado, deixando claro, no momento da votação em nível federal nos manifestamos contrários.
Gessy questiona Lucineide sobre sua participação em atos criminosos durante manifestações
Gessy Fonseca pergunta: Candidata a senhora disse em uma entrevista que é a favor de atitudes criminosas como incendiar ônibus em manifestações, então lhe pergunto, caso sendo eleita, a senhora iria apoiar esses tipo de atos?
Lucineide Barros responde: A senhora não me ouviu dizer que participo de atos criminosos, mas sim de que participo de ações de luta e vale dizer que nesse contexto a população empobrecida é que mais sai prejudicada, então eu seguirei nesse luta até conseguir mudar esse sistema opressor. Se o poder público nos ouvisse, não seria preciso dessas manifestações.
Fábio Sérvio comenta: Toda manifestação é bem vinda quando ela é pacifica, para promover uma mudança e o principal momento é agora em que você pode decidir o próximo gestor nas eleições municipais.
Réplica – Gessy Fonseca: A sua opressão e sua revolta não lhe dá o direito de destruir patrimônios públicos e privados, eu participei de diversas manifestações e nunca coloquei a vida de outras pessoas em perigo e em nem deteriorei nenhum patrimônio.
Tréplica – Lucineide Barros: Essa é a condição ideal e se fossemos ouvidos pelo poder público não seria preciso esses atos, agora para quem não tem suas demandas atendidas só resta se manifestar.
Gessy Fonseca critica 'indústria da multa' em Teresina
O candidato Major Diego escolheu Gessy Fonseca para responder a sua pergunta e Kleber Montezuma para comentar. “Plano diretor de Teresina que vai entrar em vigor agora em janeiro, indústria da multa, regularização fundiária de mais de 100 mil imóveis. O que você vai fazer sobre esses temas?”.
Resposta de Gessy Fonseca – Quem é comerciante nas avenidas principais da cidade sofre, eu que sou comerciante no Dirceu sofremos muito com algumas ações impensadas da prefeitura que colocaram faixas onde os clientes não podiam estacionar se parassem eram multados, eu tenho uma proposta para ser educativa e não de punir, sobre a regularização fundiária temos compromisso de dar títulos definitivos para você que não consegue regularizar o seu imóvel.
Comentário de Kleber Montezuma – Fui secretário de habitação e devo dizer ao senhor candidato Major Diego, que nós temos um novo plano diretor na cidade que vai facilitar muito, temos também uma política de regularização fundiária, é algo que eu sei fazer e fiz. Vamos entregar 20 mil títulos de propriedades para as mulheres que depois podem ir ao cartório e fazer a transferência de propriedade do imóvel para o seu nome e está acertado um programa educativo na área das multas.
Réplica de Major Diego – Quero assumir compromisso com todos que trabalham na construção civil, nós vamos rever o plano diretor de Teresina, a regularização fundiária é um desafio que não é tão difícil de resolver e nós vamos fazer, vamos dedicar todo o empenho da prefeitura para resolver esse problema e a indústria da multa é algo que é reprovado nos não podemos continuar com isso.
Tréplica de Gessy Fonseca – Como foi falado em regularização fundiária quero também falar sobre o Moradia Digna que tem como meta alcançar até 30 mil unidades habitacionais, esse projeto será feito por etapas, em plena campanha eleitoral sendo regularizado invasões em Teresina.