Eleições dos EUA: Donald Trump x Joe Biden
notas
Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos
O democrata Joe Biden foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos. A projeção da mídia americana confirmou Biden como o novo presidente na tarde deste sábado (07). Apuração ainda não terminou nos estados, no entanto, o Democrata tem delegados suficientes. A Pensilvânia é o estado responsável por eleger Biden, com 284 delegados. Ele é o 46° líder que vai comandar a Casa Branca.
Segundo as projeções da Associated Press, faltavam pelo menos 6 votos no colégio eleitoral até a manhã de hoje para que Biden confirmasse sua vitória. Outros veículos, como o "New York Times", por exemplo, ainda não haviam declarado Biden vencedor no Arizona, que tem 11 delegados. Porém, com os 20 votos eleitorais da Pensilvânia, a disputa no Arizona passou a ser indiferente, já que não muda mais o resultado.
Trump escreve em seu Twitter: "Eu venci as eleições. Por muito"
O presidente dos EUA, Donald Trump, esceveu em seu Twitter com caixa alta: "Eu venci as eleições. Por muito". A rede social marcou a postagem dizendo que o resultado das eleições americanas ainda não foi concluído.
Comissão Eleitoral Federal garante que não há evidências de fraude nas eleições dos EUA
A Comissão Eleitoral Federal garante que não há evidências de fraude nas eleições dos EUA deste ano. A advogada Ellen Weintraub afirmou que "muito poucas reclamações" foram apresentadas e nenhuma delas mostrou evidências de fraude. "Há muito poucas reclamações fundamentadas. Deixe-me colocar dessa forma: não há evidências de qualquer tipo de fraude eleitoral, não há evidências de que votos ilegais tenham sido dados", disse à rede norte-americana CNN na manhã deste sábado. Esta é a resposta da Comissão Eleitoral Federal à Donald Trump, que levou suas acusações de fraude ao ponto de questionar o sistema democrático dos Estados Unidos.
Trump reforça acusações contra o processo eleitoral
Donald Trump segue protestando em seu perfil no Twitter sobre o que alega serem irregularidades no processo de votação. Ele destaca a Pensilvânia, onde Biden o ultrapassou em votos após tirar uma larga vantagem inicial do republicano, graças aos votos enviados antecipadamente pelos correios, que começaram a ser contados após os votos depositados no dia da eleição. "Dezenas de milhares de votos foram recebidos ilegalmente depois das 20h na terça-feira, dia da eleição, mudando total e facilmente os resultados na Pensilvânia e em alguns outros estados", acusa o presidente norte-americano.
Biden amplia para 7,2 mil votos a vantagem na Geórgia
Aumenta vantagem de Biden no estado da Geórgia: distância entre Joe Biden e Donald Trump salta de 4 mil para 7,2 mil votos a favor.
Veja a diferença entre os candidatos em cada um dos estados com resultados em aberto até as 10h deste sábado (7), de acordo com a projeção da Associated Press:
Pensilvânia – Biden lidera por 28.877 votos, com 99% dos votos apurados.
Geórgia – Biden lidera por 7.200 votos, com 99% dos votos apurados.
Nevada – Biden lidera por 22.657, com 87% dos votos apurados.
Carolina do Norte – Trump está na frente por 76.479 votos, com 99% dos votos apurados.
Alasca – Trump está na frente por 54.610 votos, com 50% dos votos apurados.