Enem 2019
notas
1° dia de Enem 2019: locais de prova têm falta de energia e música alta no Piauí
A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Centro de Comando e Controle Piauí, informa que até às 19h, deste domingo (03), foram registrados:
- 02 emergências médica, uma registrada no Centro Educacional de Ensino Integral Polivalente na cidade Amarante. Uma segunda ocorrência na cidade de Parnaíba, no Liceu Parnaibano. Ambas passam bem.
- Falta de energia elétrica na cidade Canto do Buriti, no Centro Estadual de Educação Profissional Maria Chaves e na Unidade Escolar Osair Valente. Em Teresina, na Escola Lourival Parente, teve queda de energia, mas o sistema já foi restabelecido; Na cidade de Paulistana, no Centro Estadual Tempo Integral também houve sobrecarga no abastecimento de energia, mas já está funcionando dentro da normalidade; Na cidade de Uruçuí, na Universidade Estadual do Piauí, também ocorreu queda de energia no local de aplicação da prova.
- Em Parnaíba, na Escola Municipal São Francisco dos Capuchinos, pertubação do sossego com música alta.
- 01 aluna da Unidade Escolar Lourival Parente, em Teresina, foi eliminada devido ao toque do celular durante a realização da prova, configurando uma conduta irregular por porte de equipamentos eletrônicos e/ou comunicação.
A SSP/PI informa que 510 agentes de segurança, 20 viaturas extras e uma delegacia móvel reforçaram a segurança, garantindo a tranquilidade neste primeiro dia de prova do Enem em todo estado.
Acaba 1ª dia de provas do Enem 2019
Acabou às 19h a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 . O gabarito oficial será divulgado no dia 13 de novembro e os resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020.
No primeiro dia de prova, os candidatos respondem 45 questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e mais 45 de Ciências Humanas e fizeram uma redação sobre a "Democratização do acesso ao cinema".
No próximo domingo (10) é a vez das provas de Ciências da Natureza e de Matemática, cada uma também com 45 perguntas de múltipla escolha.
Preparatório do Enem gratuito do Piauí antecipou tema da Redação do Enem 2019
O tema da prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi mais uma vez trabalhado em sala de aula pelo Programa Pré-Enem da Secretaria de Educação (Seduc) do Piauí .
Patrícia Lima, professora do 3º ano do Ensino Médio do Canal Educação e do Pré-Enem Seduc levou a democratização do acesso à cultura aos estudantes durante suas aulas, englobando a democratização do acesso ao cinema, tema da Redação do Enem 2019.As aulas do curso preparatório para o Enem gratuito é oferecido em ginásio para 5 mil estudantes e transmitida, ao vivo , pela TV estatal, pela internet e por uma emissora aberta e pública, a Rede Meio Norte.
Segundo a professora, a temática cultura faz parte do eixo temático que gera a proposta de ação no Enem e nas aulas do 3º ano do Ensino Médio do Canal Educação, assim como nas aulas aos sábados do Pré-Enem Seduc, transmitidas pelo do Canal Educação, foram trabalhados diversos temas, com foco para a estrutura do texto argumentativo dissertativo.
“Abordamos temas como preservar o patrimônio cultural e pertinente ao tema deste ano o acesso à cultura, incluindo o acesso ao cinema, assim como ao teatro, a exposições culturais, a importância da cultura e do acesso à cultura. Então, foi um tema pertinente, fazendo parte do eixo temático, porém especifico que pode ter dificultado a elaboração do texto, pelo motivo de nem todos terem acesso, mas por outro lado essa falta de acessibilidade também pode contribuir para a argumentação”, relata a professora de redação.
A Seduc preparou bem o estudante piauiense para o Enem, em 2019, além do conteúdo ministrado normalmente em sala de aula foram realizadas 34 revisões em Teresina e no interior do Estado, com média de público um mil estudantes por revisão. Já o número de alunos enturmados para assistir ao Preparatório Enem do final de semana pelo Canal Educação chegou a quase 14 mil estudantes, em 307 salas por todo o Piauí.
A professora Patrícia Lima acrescenta ainda que a temática era esperada. “A especificidade quanto ao cinema pode gerar um tangenciamento da proposta na dificuldade do candidato, principalmente aquele candidato do interior, que nunca foi a uma sala de cinema e tem dificuldade de entender a contribuição do cinema para a cultura, mas o aluno que estuda cultura, que é um tema interdisciplinar, trabalhado também na geografia, sociologia, atualidades e tem o conhecimento a cerca da estrutura do texto argumentativo dissertativo, certamente fez uma boa redação”, completa.
A Seduc também disponibilizou de aplicativo para correção das redações produzidas como preparação pelos estudantes. O Programa Passe Livre garante o deslocamento dos mesmos até os locais das provas. Com tudo isso, mais de 20 mil estudantes da rede pública foram aprovados desde 2015.
Arte da Revista Época foi objeto de uma das questões do Enem
Esta arte bem-humorada da Revista Época foi objeto de uma das questões de interpretação de texto do Enem 2019. A reportagem original fala do exibicionismo nas redes sociais:
Inep confirma que foto vazada de prova é real
A foto de uma página do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 que circulou nas redes sociais nesta tarde de domingo (3) é real, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O ministro da Educação, Abraham Weitraub, disse que o fato não interfere no exame e que o suspeito de divulgar a imagem fazia a prova em Pernambuco. A Polícia Federal investiga o ocorrido.
O MEC não deu detalhes, mas em grupos de WhatsApp circulou uma imagem da página dedicada à redação. A foto foi compartilhada quando os candidatos já tinham começado a fazer o exame e deveriam manter seus celulares desligados e guardados dentro de um saco plástico lacrado.
O ministro afirmou que "a foto da prova é verdadeira, porém, foi tirada e postada após o início do exame e da realização dos procedimentos de segurança. Tudo dentro da normalidade".