Enem 2019 - 2º dia
notas
SSP-PI divulga balanço do segundo dia do Enem 2019
A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Centro de Comando e Controle Piauí, informa que até às 19h, deste domingo (10), foram registrados:
- 02 alunos foram eliminados devido ao toque do celular durante a realização da prova, configurando uma conduta irregular por porte de equipamentos eletrônicos e/ou comunicação. Em Teresina e Piripiri.
- Falta de energia elétrica em Teresina, na Faculdade Maurício de Nassau.
OBS: Dos oito pontos em que foi registrado falta de energia, seis foram por problemas internos nos locais de provas. Em todos os pontos a energia foi restabelecida sem prejudicar a aplicação das provas do Enem 2019.
- Em Teresina, na Unidade Escolar Benjamin Baptista, que fica nas proximidades do Estádio Lindolfo Monteiro, foi registrado uma pertubação do sossego com o barulho de um jogo, não oficial, que acontecia no momento da aplicação da prova.
Dois candidatos do Enem foram eliminados após telefones tocar durante as provas
O coordenador do Centro Integrado de Coordenação e Controle do Enem no Piauí, major Audivam Nunes, da Polícia Militar (PM) , informou que dos candidatos foram eliminados devido ao toque do celular durante a realização da prova no Piauí , configurando uma conduta irregular por porte de equipamentos eletrônicos e dexou comunicação.
Segundo ele, um candidato foi eliminado em Teresina e outro no município de Piripiri (160 km da capital piauiense).
Imagens da prova completa do 2º dia do Enem vaza e circula nas redes sociais
Fotos da prova do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que compreende os temas de Ciências da Natureza e Matemática, circulam em grupos de professores no WhatsApp desde pelo menos as 16h30 deste domingo. Não se sabe de onde partiu o vazamento. O exame ainda está sendo aplicado em todo o Brasil e, oficialmente, candidatos só podem deixar os locais de prova com o caderno de questões a partir das 18h.
Ás imagens da prova, que reproduzem todas as 90 questões do Enem, enumeradas de 91 a 180, e confirmou sua veracidade com candidatos que realizaram o exame. Os enunciados da prova vazada foram discriminados de acordo com as áreas de conhecimento, como química, física e biologia, mas ainda não se sabe o responsável pelas anotações.
Na semana passada, no primeiro dia do Enem, uma foto do tema de redação também vazou durante a aplicação da avaliação. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep, instituto ligado ao MEC responsável pela aplicação do exame, instauraram um inquérito.
No último sábado, a Polícia Federal deflagrou uma operação de busca e apreensão contra duas aplicadoras do exame. Um candidato também teria sido eliminado, segundo anunciou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em um pronunciamento em cadeia nacional.
A assessoria do Inep afirmou, por telefone, que ainda não tomou conhecimento do vazamento e que apurará o episódio.
Candidato de 15 anos diz que as provas do 2º dia do Enem teve questões nada complexa
Candidato a uma vaga no curso de Engenharia Civil , o estudante Benedito Machado , de 15 anos, afirmou que as provas do segundo dia do Enem não foram nada complexas.
"Na prova de Matemática tinha várias questões sobre matemática financeira, de geometria plana e média arirmética.Não tinha nada complexo nas provas", definiu Benedito Machado.
Ele falou que na prova de Física tinha questões sobre eletricidade e energia mecânica e na prova de Biologia tinha questões sobre falsos lipídios.
Prova de Biologia tem questão sobre povos da Filipinas que conseguem enxergar no fundo do mar
A geógrafa Suelen Ferreira da Silva Costa, de 25 anos, que fez o Enem lembra que uma questão da prova de Biologia foi sobre povos das Filipinas que conseguem enxergar no fundo do mar e pedia ao candidato a razão da proeza.
Ela afirmou que na prova de Matemática tem questões sobre regra de três e a média de altura de um time de basquete.
"Na prova de Matemática tinha questões fáceis como a da regra de três", falou Suelen Ferreira da Silva Costa.
Estudantes afirmaram que as provas do segundo dia de provas do Enem foram tão difíceis que esqueceram das questões.
Os candidatos do Enem Felipe Rodrigues, de 21 anos, que quer cursar Publicidade e Propaganda, e Samuel Santos, de 21 anos, que quer cursar Direito, disseram que o nível de dificuldade das provas foi muito alto.
"Só lembro que na prova de Biologia tinha uma questão sobre parasitismo", falou Felipe Rodrigues.
"As provas foram difíceis. Eu só lembro de uma questão sobre o aplicativo de relacionamento Tinder", arrematou Samuel Santos.